Concurso de Contos e de Narrativa Histórica – Premiados 2018

13 Junho 2018

O Museu do Aljube Resistência e Liberdade promoveu, em parceria com a APH e a APP um concurso de contos e de narrativa histórica subordinado ao tema “Ser preso político”.

No passado dia 7 de junho teve lugar no auditório a sessão pública de entrega de Diplomas de participação a todos os concorrentes e a divulgação dos premiados.

Contámos com a presença dos elementos do júri:

• Luís Farinha – Diretor do Museu que deu início à sessão
  • João de Melo – escritor
  • Risoleta Pinto Pedro – escritora
  • Teresa V. Cunha – representante da Associação de Professores de Português

Todos, após entrega de diplomas, fizeram uma pequena intervenção dirigindo palavras de encorajamento aos concorrentes e enaltecendo a sua “memória emocional”, face à temática e aos textos que apresentaram.

Lista de Premiados

Seniores – modalidade de Conto:

1. Maria Inácia Pacheco – “Não me levam outra vez” com o pseudónimo Ana Domingos
  2. José Manuel Pereira Gonçalves – “Quem será o cabecilha” com o pseudónimo Gil Bardo
  3. Manuela Morais – “O abismo da solidão” com o pseudónimo Maria Coelho

Seniores – modalidade Narrativa Histórica:

1. Manuel Jorge Veloso – “Tarrafal 72” com o pseudónimo Maria Teixeira
  2. Maria Manuela Figueiredo da Cruz – “Último Cárcere” com o pseudónimo Lutador
  3. Não foi atribuído

Ensino Secundário:

1. Sofia Oliveira – “O Poeta Libertado” com o pseudónimo Sophia Adsumus
  2. Não foi atribuído