Ciclo Livros no Aljube – Livro Ditadura e Democracia / Legados da Memória

21 Setembro 2018

«Ditadura e Democracia», um pequeno livro de divulgação da coleção «Ensaios da Fundação» (Fundação Francisco Manuel dos Santos), da autoria de Filipa Raimundo, foi ontem lançado no Museu do Aljube. «Legados da Memória» é o subtítulo para uma abordagem às políticas da memória sobre a transição democrática de 1974 em Portugal. «Ajuste de contas com o passado», como considera a autora, uma política de memória preenchida com avanços decisivos – por exemplo na investigação histórica -, como considerou Fernando Rosas, ou antes uma memória truncada por omissão da «herança» pela parte das direitas que, ou não se assumiram como tal ou teriam sido impedidas pelo processo revolucionário? Esta última foi a opinião expressa por Riccardo Marchi, acha de fogueira para uma discussão livre e aberta sobre as «memórias silenciadas das direitas» e a hegemonia da memória antifascista, sustentada pela consciência comum partilhada pela esmagadora maioria dos portugueses.

Fotografias: © Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Assista aqui à Conferência.