© Aljube Museum Resistance and Freedom

Inauguração da Exposição – Jaime Cortesão-Cidadão, Patriota, Resistente

17 Outubro 2019

Foi inaugurada hoje a exposição «Jaime Cortesão. Cidadão, Patriota, Resistente.

Uma vida com sentido, de luta e de resistência – pela palavra, pela escrita -, e pelas armas, quando tal se mostrou como a única forma de derrubar a Ditadura fascista que se foi instalando em Portugal com o silêncio e a indiferença de milhares de portugueses que julgavam que era possível instaurar uma «ditadura boa e temporária contra os maus políticos».
As ditaduras, quando se instalam, não abrem mão do seu domínio e utilizam todas as formas de violência para se manterem no poder.
Jaime Cortesão e os seus amigos reviralhistas perceberam-no muito cedo. Por isso, no caso dele, perdeu o seu lugar de Diretor da Biblioteca Nacional, foi preso sucessivas vezes e viveu praticamente metade da sua vida no exílio. Sempre com o desejo de voltar a Portugal.

No Museu do Aljube, a exposição vai manter-se ao público até ao próximo 25 de Abril. Mais uma razão para a não perder.