Curso de Formação de Professores

História, Memória e Verdade
Memórias de Luta e Resistência na Construção de uma Cidadania Ativa
01, 06, 11 e 15 de fevereiro

Que História construímos e contamos sobre o fascismo português? E como contamos a sua história aqui no Museu? Como utilizamos a memória social sobre a Ditadura e como a transmitimos aos que nos visitam?
Estes são os assuntos que vamos partilhar durante o mês de fevereiro, com professores que nos ajudarão a apurar o nosso sentido crítico, ao mesmo tempo que eles próprios mergulham nas problemáticas que o Museu aborda.
Questionar a Verdade que construímos é também desenvolver uma «inteligência histórica» que contribui para compreender e promover a transformação do mundo que em vivemos, no sentido da Liberdade e da Democracia. E porque «todo o tempo é eternamente presente», aproveitar também a experiência vivida para, pelo seu conhecimento, evitar que alguma coisa de semelhante ao fascismo histórico se repita entre nós.