Ciclos

Vidas Prisionáveis / Vidas na Resistência

Neste ciclo de recolha de testemunhos, ouvem-se as memórias de ex-resistentes e ex-prisioneiros políticos, numa conversa conduzida por uma entrevistadora, que depois se desenvolve numa tertúlia com os presentes, na sua maioria público escolar.

VIDAS PRISIONÁVEIS é um programa que recolhe os depoimentos de ex-prisioneiros políticos e de resistentes à Ditadura. Conta com a presença de público escolar e da comunidade.

As sessões são gravadas em vídeo de modo a permitirem a sua consulta futura no Centro de Documentação do Museu ou a divulgação a toda a comunidade, através de meios virtuais.

Programa

Helena Neves

13 de Março de 2019 - 16h00

Uma estudante que aderiu ao Partido Comunista ainda no Liceu D. João de Castro, aos 17 anos. Foi suspensa enquanto estudante da Faculdade de Letras pelo destaque que teve na luta académica dos anos que antecederam a Revolução de Abril. Integrou o grupo fundador do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) e conheceu a primeira prisão […]

Isabel do Carmo

24 de Abril de 2019 - 16h00

Sob o pano de fundo de uma Guerra Colonial infinda e o desencanto provocado pela ineficácia de Marcelo Caetano em acompanhar o pulsar do país e do mundo, jovens ativistas políticos radicalizaram a luta e levaram-na até ao limite do confronto violento com o regime, no início da década de 70. Entre essas jovens esteve […]