Serviço Educativo

O Serviço Educativo acolhe grupos de diversas faixas etárias e proveniências, promovendo experiências que se adequem às suas expectativas e necessidades.

Projetos Educativos

Manter a proximidade e continuidade de trabalho com escolas e outras instituições é um dos grandes objetivos do Serviço Educativo, pelo que se promovem e acolhem-se projetos diversos:

Concurso de Contos “Os Clandestinos”

“Os Clandestinos” é o tema da 2ª edição do Concurso de Contos que decorre entre 8 de janeiro e 28 de fevereiro, em dois escalões: jovens entre os 15 e 18 anos e adultos a partir dos 18 anos. Os três melhores trabalhos em cada um dos escalões serão publicados em duas modalidades: brochura e E-book. Consulte o Regulamento.

“Os Clandestinos” – Regulamento

Concurso 2018  Ser Preso Político-ebook

Concurso para um Documentário Áudio – Visual “Do Aljube guardei esta memória”

Desafiamos alunos do 9ºano do ensino básico e do ensino secundário que nos visitam a construírem um documentário audio-visual.
Os três melhores trabalhos serão premiados. Consulte o regulamento.

“Do Aljube Guardei esta Memória” – Regulamento

Programa para famílias “O Aljube a contar histórias” – Hora do Conto

Dirigido a crianças entre os 6 e 10 anos
13 e 25 de abril
1 de junho (Dia Mundial da Criança)
6 e 13 de julho

Extraído do livro de António Dias Lourenço. “Saudades… não têm conto! – Cartas de Prisão para meu filho Tóino”, Edições Avante! [p.35]

Formação de Professores “História, Memória e Verdade – memórias de luta e resistência na construção de uma cidadania ativa”

Em parceria com CFAS-Centro de Formação de Escolas António Sérgio — 21 e 28 de novembro 2018; 20 e 27 de fevereiro, das 18h15 às 21h15

Programa   Inscrições

Laboratório de História

Trabalhos realizados por alunos que visitaram o Museu. Ver mais detalhe em Laboratório de História.

DESCOLA

O DESCOLA é um programa de atividades criativas desenvolvidas em espaços culturais municipais e dirigido especificamente a público escolar, alunos e professores.

Descolar é…. aprender durante toda a vida; desafiar para o Perfil do Aluno do séc. XXI; educar na cidade de Lisboa; promover aprendizagens criativas.

No Museu do Aljube, “Descolar” é, também, procurar estimular a inteligência histórica dos alunos, sensibilizar para os Direitos Humanos e promover a cidadania participativa.

Ver atividades

Programa

Concurso para um Documentário Áudio – Visual “Do Aljube guardei esta memória”

01 de Fevereiro a 29 de Abril de 2019, Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Desafiamos alunos do 9ºano do ensino básico e do ensino secundário que nos visitam a construírem um documentário audio-visual. Os três melhores trabalhos serão premiados. Consulte o regulamento. Do Aljube guardei esta memória – Regulamento

Pelos Caminhos da Memória de Abril

23 de Abril de 2019 - 11h00, Lisboa

Um percurso para seguir as pegadas dos que abriram as Portas de Abril – Da Ribeira das Naus ao Largo do Carmo, da Misericórdia à António Maria Cardoso. Para alunos da Escola Secundária de Tondela e do Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso – Alverca do Ribatejo. Peddy-paper para crianças e jovens Com Francisco Ruivo […]