Cinema no Museu do Aljube – Susana Sousa Dias

29 de Janeiro a 19 de Fevereiro de 2020
Auditório do Museu do Aljube
Susana Sousa Dias

Neste Ciclo damos a conhecer 3 filmes que abordam transversalmente a Ditadura e a tortura a presos políticos. À apresentação dos filmes seguir-se-à uma conversa com os “protagonistas” e outros intervenientes que viveram situações semelhantes.

É já no dia 29 de janeiro que iniciamos o Ciclo de Cinema de Susana Sousa Dias, com o filme “Natureza Morta”. Um filme onde está patente, em imagens, todo o Portugal da Ditadura, pondo em evidência um acervo documental inesperadamente desconhecido sobre o fascismo portugês.
Um convite para ver o filme e falar com o produtor, Ansgar Schaefer e Susana Sousa Dias, a realizadora.

Dia 05 de fevereiro continuamos o Ciclo com o filme “48”. Contamos com a presença da realizadora e de dois dos “protagonistas”, Domingos Abrantes e Conceição Matos.

29 janeiro – quarta, 16h
“Natureza Morta”
Documentário, 2005, 72’

05 fevereiro – quarta, 16h
“48”
Documentário, 2009, 93’

Sessão de dia 19 Esgotada

19 fevereiro – quarta, 16h
Luz Obscura
Documentário, 2017, 76’

Inscrições obrigatórias e mediante os lugares existentes.

Pensar o 25 de Abril através das humanidades – «CHAM Talks, um podcast para ouvir ciência»
A série «50 Anos do 25 de Abril» de «CHAM Talks, um podcast para ouvir ciência» pretende contribuir para o conhecimento sobre o nosso mundo e mostrar que as Humanidades dão um contributo fundamental para a reflexão do que é a sociedade humana, nomeadamente a Revolução portuguesa.
5 a 26 de Abril de 2024