Helena Neves, photograph from the PIDE’s archive, April 18, 1974. Torre do Tombo National Archive.

Helena Neves

13 de Março de 2019 - 16h00
Helena Neves, fotografia do arquivo da PIDE, 18 abril 1974. Arquivo Nacional Torre do Tombo.

Uma estudante que aderiu ao Partido Comunista ainda no Liceu D. João de Castro, aos 17 anos. Foi suspensa enquanto estudante da Faculdade de Letras pelo destaque que teve na luta académica dos anos que antecederam a Revolução de Abril.
Integrou o grupo fundador do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) e conheceu a primeira prisão pela PIDE em 1969, quando tinha sido indigitada pelo MDP/CDE como candidata a deputada pelo círculo de Santarém. Voltou a ser presa nos primeiros dias de abril de 1974 e por isso sentiu a alegria maior dos presos – a de ser resgatada pelos libertadores da Revolução de Abril.

Conversa conduzida por Ana Aranha.

Com a presença de alunos do Ensino Secundário e da comunidade.

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais.
21 a 23 de Junho de 2024
ABRIL MATER: maternidade e parto antes e depois da Revolução
ABRIL MATER é um projeto que pretende explorar a relação entre as mudanças sociais e políticas trazidas pela Revolução de 1974 e as transformações ocorridas no campo da maternidade e do parto em Portugal.
19 de Junho de 2024 - 18h00