Lisboa Operária III

20 de Outubro de 2018 - 14h30

Imagem: Sociedade Nacional de Sabões, Marvila, anos 50 do séc XX.

Visita conduzida pelas zonas operárias de Chelas, Beato, Xabregas e Marvila
por RAIMUNDO SANTOS

Prosseguimos o Ciclo Lisboa a partir do Aljube, com Lisboa Operária III. As duas primeiras visitas realizaram-se , uma à zona operária da Graça e Castelo e outra à zona do Benformoso e Intendente.

Na Lisboa Oriental da segunda metade do séc. XX, os palacetes da realeza e as quintas nobres tinham sido literalmente engolidos pelo mundo das grandes fábricas e armazéns que bordejavam o Tejo e subiam pelos vales até às Olaias e ao Areeiro.

Nessa Lisboa industrial, percorrida pelo caminho-de-ferro e com o Tejo ali ao lado, instalou-se uma numerosa população industrial que fez crescer pátios e bairros operários, com uma intensa vida cultural e associativa.

20 outubro 2018 − sábado, 14h30-18h00
Ponto de encontro: 14h, Sta. Apolónia, frente ao Museu Militar

Custo do transporte: 10,00€
Inscrições: até 18 de outubro pelo telefone 215 818 535.
Necessário pagamento prévio e envio de comprovativo para o email info@museudoaljube.pt