“Histórias do Pátio do Aljube” – Uma criação do Teatro do Vestido – ESGOTADO

4 a 7 de Março de 2020
Auditório do Museu do Aljube
Imagem: Em Abril Conversas Mil Dois Museus, Um Pátio Comum, Joana Craveiro 12.04.2018.

O Museu do Aljube – Resistência e Liberdade endereçou em 2018 um convite para que o Teatro do Vestido pudesse trabalhar na recolha das memórias e histórias do pátio nas traseiras da antiga cadeia. Saber como se relacionavam estes moradores com a proximidade de uma prisão política e com os próprios presos, foi por isso o ponto de partida para uma pesquisa que se desenvolveu no local, porta a porta. Face ao desaparecimento das histórias, tragadas pelo actual estado de desertificação e gentrificação da cidade, e particularmente de uma zona como a da Sé, em Lisboa, na qual a maior parte das unidades residenciais foi convertida em alojamento local, este revelou ser um trabalho árduo, frustrante por vezes, de uma reconstituição minuciosa. Por entre as campainhas a que tocámos, os arquivos que consultámos, as pessoas a que acenámos de umas janelas para outras, pensamos ter conseguido recolher algumas das últimas memórias vivas sobre os que presenciaram o funcionamento da cadeia a partir do seu exterior, bem como as narrativas construídas ao longo dos anos e passadas de geração em geração, sobre o que se passava dentro da cadeia e as célebres fugas tentadas e conseguidas.
O resultado deste trabalho de campo é uma palestra performativa em forma de inquérito detectivesco, escrita por Joana Craveiro, e interpretada por Estêvão Antunes, João Diogo Ferreira e Joana Craveiro.

Direção artística e texto
Joana Craveiro

Interpretação
Estêvão Antunes, Joana Craveiro e João Ferreira

Produção
Alaíde Costa

4 março – quarta
, 16h e 21h – SESSÕES ESGOTADAS
6 março – sexta, 16h
SESSÃO ESGOTADA
7 março – sábado, 18h
SESSÃO ESGOTADA

Inscrições obrigatórias e mediante os lugares existentes.

Levantamento dos bilhetes 30 minutos antes do inicio da sessão.

Inauguração Exposição Temporária – Augusta Conchiglia nos Trilhos da Frente Leste – Imagens (e Sons) da Luta de Libertação em Angola
Com curadoria de Maria do Carmo Piçarra e José da Costa Ramos, Augusta Conchiglia nos Trilhos da Frente Leste - Imagens (e Sons) da Luta de Libertação em Angola apresenta imagens do primeiro álbum fotográfico da autoria de alguém exterior às lutas de libertação africanas e imagens inéditas, recuperadas nos arquivos da autora.
22 de Julho de 2021 - 12h00
Visita Orientada à Exposição Temporária Mulheres e Resistência – “Novas Cartas Portuguesas” e outras lutas
Dia 21 de julho, às 16h30 e às 18h30 duas visitas orientadas com as curadoras Rita Rato e Joana Alves | Entrada Gratuita | Inscrição para inscricoes@museudoaljube.pt
21 de Julho de 2021 - 16h30