“Histórias do Pátio do Aljube” – Uma criação do Teatro do Vestido – ESGOTADO

4 a 7 de Março de 2020
Auditório do Museu do Aljube
Imagem: Em Abril Conversas Mil Dois Museus, Um Pátio Comum, Joana Craveiro 12.04.2018.

O Museu do Aljube – Resistência e Liberdade endereçou em 2018 um convite para que o Teatro do Vestido pudesse trabalhar na recolha das memórias e histórias do pátio nas traseiras da antiga cadeia. Saber como se relacionavam estes moradores com a proximidade de uma prisão política e com os próprios presos, foi por isso o ponto de partida para uma pesquisa que se desenvolveu no local, porta a porta. Face ao desaparecimento das histórias, tragadas pelo actual estado de desertificação e gentrificação da cidade, e particularmente de uma zona como a da Sé, em Lisboa, na qual a maior parte das unidades residenciais foi convertida em alojamento local, este revelou ser um trabalho árduo, frustrante por vezes, de uma reconstituição minuciosa. Por entre as campainhas a que tocámos, os arquivos que consultámos, as pessoas a que acenámos de umas janelas para outras, pensamos ter conseguido recolher algumas das últimas memórias vivas sobre os que presenciaram o funcionamento da cadeia a partir do seu exterior, bem como as narrativas construídas ao longo dos anos e passadas de geração em geração, sobre o que se passava dentro da cadeia e as célebres fugas tentadas e conseguidas.
O resultado deste trabalho de campo é uma palestra performativa em forma de inquérito detectivesco, escrita por Joana Craveiro, e interpretada por Estêvão Antunes, João Diogo Ferreira e Joana Craveiro.


Direção artística e texto
Joana Craveiro

Interpretação
Estêvão Antunes, Joana Craveiro e João Ferreira

Produção
Alaíde Costa


PROGRAMA
4 março – quarta
, 16h e 21h – SESSÕES ESGOTADAS
6 março – sexta, 16h
SESSÃO ESGOTADA
7 março – sábado, 18h
SESSÃO ESGOTADA


Inscrições obrigatórias e mediante os lugares existentes.

Levantamento dos bilhetes 30 minutos antes do inicio da sessão.

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais.
21 a 23 de Junho de 2024
ABRIL MATER: maternidade e parto antes e depois da Revolução
ABRIL MATER é um projeto que pretende explorar a relação entre as mudanças sociais e políticas trazidas pela Revolução de 1974 e as transformações ocorridas no campo da maternidade e do parto em Portugal.
19 de Junho de 2024 - 18h00