Os Clandestinos

29 de Setembro de 2018 - 14h00

Fotografia: José Frade

Um convite para visitarmos casas clandestinas ainda hoje existentes: locais onde homens e mulheres nos contam a sua vida sobressaltada e as suas histórias de resistência. Aí se organizava a luta, se escondia um companheiro fugitivo ou se fazia o jornal e a folha informativa que depois chegava, inesperadamente, por baixo da porta ou pela mala da escola.

Eram “casas normais” que ainda hoje constituem marcas da resistência antifascista.

Coordenação de Vanessa Almeida.

Hora: 14h00-18h00
Ponto de encontro: 13h45, porta principal do Jardim Zoológico
Ponto de chegada: aprox.: 18h30, porta principal do Jardim Zoológico

Percurso em autocarro e a pé ligando 4 polos de casas clandestinas na cidade de Lisboa: R. da Beneficência, R. dos Lusíadas (S. Amaro), Ajuda e Pedrouços.

Com testemunhos vivos de Adelino Silva e Domingos Abrantes.

Custo do transporte: 8,00€
Inscrições: até 27 de setembro pelo telefone 215 818 535.
Necessário pagamento prévio e envio de comprovativo para o email info@museudoaljube.pt

Ciclo Lisboa a Partir do Aljube

Inauguração Exposição Temporária – Augusta Conchiglia nos Trilhos da Frente Leste – Imagens (e Sons) da Luta de Libertação em Angola
Com curadoria de Maria do Carmo Piçarra e José da Costa Ramos, Augusta Conchiglia nos Trilhos da Frente Leste - Imagens (e Sons) da Luta de Libertação em Angola apresenta imagens do primeiro álbum fotográfico da autoria de alguém exterior às lutas de libertação africanas e imagens inéditas, recuperadas nos arquivos da autora.
22 de Julho de 2021 - 12h00
Visita Orientada à Exposição Temporária Mulheres e Resistência – “Novas Cartas Portuguesas” e outras lutas
Dia 21 de julho, às 16h30 e às 18h30 duas visitas orientadas com as curadoras Rita Rato e Joana Alves | Entrada Gratuita | Inscrição para inscricoes@museudoaljube.pt
21 de Julho de 2021 - 16h30