#nestedia

Uma Tarde no Aljube – Pessoa Vs Salazar
Conversa entre Ricardo Belo de Morais e o historiador José Barreto, autor do livro «Fernando Pessoa - Sobre o fascismo, a Ditadura Militar e Salazar»
5 de Dezembro de 2019
Livros no Aljube – Uma Vida com História Cláudio Torres
Livros no Aljube - Uma Vida com História Cláudio Torres Podia ter escolhido Mértola, ou podia ter optado por falar sobre a sua história nova do Al-Andaluz. Tinha tanto para falar sobre a sua obra! Mas não quis. Cláudio Torres escolheu a sua ligação àquelas paredes do Aljube onde, muito jovem, foi visitar o seu pai, preso.
3 de Dezembro de 2019
Uma Tarde no Aljube – Meninos que não foram crianças – filhos de clandestinos
Uma tarde no Aljube - Meninos que não foram crianças - filhos de clandestinos. No 60.º aniversário da Declaração dos Direitos da Criança O registo ficou, para ser partilhado ou para ser visto. Nada se perderá. Numa organização do MDM - Movimento Democrático de Mulheres, com o apoio do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
20 de Novembro de 2019
Livros no Aljube – «A PIDE e os seus Informadores. O caso de Inácio»
"Inácio" é a figura central do livro de Paulo Marques da Silva. "Inácio" era inspetor dos Caminhos de Ferro. Durante três décadas prestou centenas de informações à polícia política onde contava (por verdades ou semi-verdades) tudo que se passava de «anormal» na Universidade, nos Clubes, nos cafés (ou em todos os locais…) da região de Coimbra.
19 de Novembro de 2019
Visita Orientada à Exposição «Jaime Cortesão – Cidadão, Patriota, Resistente »
Foi assim esta tarde a visita orientada à exposição temporária Jaime Cortesão: cidadão, patriota e resistente. Olhares e ouvidos atentos à vida do médico, escritor, historiador e um permanente defensor da Liberdade.
16 de Novembro de 2019
Vidas Na Resistência – Sérgio Ribeiro
Vidas Na Resistência - Sérgio Ribeiro
13 de Novembro de 2019
Livros no Aljube – Activismo Estudantil no IST (1945-1980)
Livros no Aljube - Activismo Estudantil no IST (1945-1980)
12 de Novembro de 2019
Lisboa a partir do Aljube – Casas da Clandestinidade
Casas da Clandestinidade Linha do Estoril Em Linda-a-Velha, Algés, Paço d'Arcos, Monte Estoril, Galiza permanecem estas seis casas que foram visitadas hoje, com a orientação de Vanessa Almeida e o testemunho precioso de Adelino Silva. Para que a memória não se apague.
9 de Novembro de 2019
Colóquio – Jaime Cortesão Cidadão Patriota Resistente
Um Colóquio participado no Museu do Aljube Jaime Cortesão, cidadão, patriota, resistente, foi o mote para uma transferência rica de conhecimentos e de reflexão sobre uma vida cheia e preenchida, como a do historiador, do poeta, do dramaturgo – mas especialmente com a do homem empenhado com a política do seu tempo, num compromisso pleno […]
26 de Outubro de 2019