Nelson Mandela

05 Agosto 2021

Nelson Mandela nasceu no dia 18 de julho de 1918, em Mvezo, África do Sul. Formado em Direito, envolveu-se, desde cedo, em protestos contra a falta de democracia racial. Ao mudar-se para Joanesburgo, continuou a deparar-se com um regime de terror imposto à maioria negra. Uniu-se ao Congresso Nacional Africano em 1942 e em 1944, junto com Walter Sisulo e Oliver Tambo, fundam a “Liga Jovem do Congresso Nacional Africano (CNA)”, a qual se tornou o principal instrumento de representação política dos negros. Após 1948, tornou-se mais ativo no CNA. Comprometidos inicialmente com atos não violentos, começaram a recorrer ao uso de armas depois do massacre de Sharpeville, em março de 1960, quando a polícia sul-africana atirou em manifestantes negros, matando 69 pessoas e ferindo 180.
Em março de 1962 , encontra-se em Rabbat (Marrocos) com membros de movimentos de libertação contra o colonialismo português e #nestedia 5 de agosto desse ano, acaba detido. Em 1964 é condenado a prisão perpétua, na Cidade do Cabo, na prisão da Ilha Robben e, mais tarde, nas prisões de Pollsmoor e Victor Verster. “Eu lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Eu tenho prezado pelo ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas possam viver juntas em harmonia e com iguais oportunidades. É um ideal pelo qual eu espero viver (…). Mas caso seja necessário, é um ideal pelo qual eu estou pronto para morrer.” Nelson Mandela, 1990
Depois de 27 anos detido e de uma grande pressão internacional, no dia 11 de fevereiro de 1990, Mandela sai em liberdade.
Em dezembro de 1993, recebeu o “Prêmio Nobel da Paz” e em maio de 1994 tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Nos dias de hoje, é um dos símbolos dos direitos humanos, um homem que, desde sempre, lutou e resistiu pelas liberdades do seu povo.

Imagens: Retrato de Nelson Mandela em traje tradicional,1950. Eli Weinberg

Mulheres protestaram pela libertação de Nelson Mandela fora da Câmara Municipal de Joanesburgo, agosto de 1962. Dennis Lee Royle

Atualidade

Amílcar Lopes Cabral
#nestedia relembra pessoas e acontecimentos de resistência à ditadura e de luta pela liberdade.
12 de Setembro de 2021
Revolta dos Marinheiros de 1936
#nestedia relembra pessoas e acontecimentos de resistência à ditadura e de luta pela liberdade.
8 de Setembro de 2021
Sérgio de Barros Godinho
#nestedia relembra pessoas e acontecimentos de resistência à ditadura e de luta pela liberdade.
31 de Agosto de 2021