Serviço Educativo

O Serviço Educativo acolhe grupos de diversas faixas etárias e proveniências, promovendo experiências que se adequem às suas expectativas e necessidades.

CIDADANIA, PORQUE SIM!

© twotma

PORQUÊ ESTE CICLO?

Vivemos tempos em que é necessário discutir o óbvio. Vamos a isso!

O Museu do Aljube Resistência e Liberdade  é um espaço de memória e de memória cidadã, da resistência à ditadura e de luta pela liberdade. É um lugar musealizado, um antigo espaço prisional por onde passaram milhares de pessoas  “presas por seu livre pensamento”,  e  é  também  um  museu  com  responsabilidade  na  socialização  da memória comum junto da comunidade, sobretudo dos mais jovens.

A  todos  desafiamos  à  reflexão  crítica  e  à  abordagem  da  memória  testemunhal enquanto  património  cultural  e  construção  de  identidade  e  memória  comum.  O questionamento e o espírito crítico fazem parte do nosso dia-a-dia, a valorização das liberdades, direitos e garantias é uma prática diária na nossa atividade, o compromisso com uma cultura de diálogo e compreensão é uma das razões da nossa existência.

A Educação para a Cidadania e para os direitos humanos está na nossa origem, na nossa identidade e na nossa prática quotidiana. Por tudo isto decidimos lançar o convite para que  nos  ajudem  a  pensar  e  explicar  o  óbvio:  a  educação  e  a  cultura  são  sempre  a melhor resposta. 

No  primeiro  semestre  de  2021,  nas  últimas  quartas-feiras  de  cada  mês,  teremos convidados para partilharem a sua reflexão e partilharem as nossas inquietações.

Estão todos convidados, seja no auditório ou em streaming nas nossas redes, juntem-se a nós, e tragam um amigo e uma amiga também!

INFORMAÇÕES:

➢  Datas: 

27 de janeiro – David Rodrigues

24 de fevereiro – Sara Barriga, Luzia Lima Rodrigues, Joana Simões Piedade

24 de março – José Morgado e Rita Ramalho

29 de abril – Ana Maria Bettencourt

26 de maio – Sérgio Gaitas e Sérgio Niza

➢  Local: Museu do Aljube Resistência e Liberdade

➢  Inscrições: info@museudoaljube.pt

➢  Formato: presencial e/ou virtual

➢  Creditação para efeitos de progressão na carreira docente para educadores de infância, docentes dos ensinos básicos e secundário e de educação especial.