Serviço Educativo

O Serviço Educativo acolhe grupos de diversas faixas etárias e proveniências, promovendo experiências que se adequem às suas expectativas e necessidades.

Concurso de Contos e de Narrativa Histórica (2018)

O Museu do Aljube Resistência e Liberdade promoveu, em parceria com a APH e a APP um concurso de contos e de narrativa histórica subordinado ao tema “Ser preso político”.

Consultar a lista de premiados de 2018.

Regulamento

1. O Museu do Aljube Resistência e Liberdade promove um Concurso de Contos e de Narrativa Histórica

Em parceria com a APH – Associação de Professores de História e com a APP – Associação de Professores de Português.

2. O concurso pretende atingir os objetivos seguintes:

• Promover a cidadania participativa no respeito pelos valores democráticos e pelos direitos humanos;
  • Promover a escrita criativa, o rigor e a metodologia de pesquisa;
  • Dar a conhecer e refletir sobre a condição de preso político, homenageando milhares de ex-prisioneiros resistentes à Ditadura Salazarista.

3. Estarão habilitados a concorrer ao concurso:

• Alunos que estejam a frequentar o 9.º ano do Ensino Básico;
  • Alunos que estejam a frequentar o Ensino Secundário (via de ensino e via profissional);
  • Alunos de Universidades Sénior.
  • [Os trabalhos serão avaliados em três escalões]

4. O Tema “Ser Preso Político” poderá ser desenvolvido nas modalidades Conto e Narrativa Histórica.

5. Os textos a concurso deverão ser originais apresentados da forma seguinte:

• CONTO: até 4 páginas A4 em Word Arial 12 pt a espaço e meio;
  • NARRATIVA HISTÓRICA: até 6 páginas A4 em Word Arial, 12 pt, a espaço e meio e poderão incluir 1 ou 2 ilustrações originais (extra número de páginas).

6. Os trabalhos a concurso deverão ser apresentados em formato digital

Com as páginas devidamente agrupadas e uma capa onde deverá constar o título e um pseudónimo. Estes deverão ser enviados para o endereço eletrónico concursodecontos@museudoaljube.pt.

7. O prazo de entrega dos trabalhos termina no dia 13 de Abril de 2018.

8. O Júri será constituído por:

• Luís Farinha – Diretor do Museu do Aljube Resistência e Liberdade
  • Miguel Monteiro Barros – Presidente da APH
  • Edviges Antunes Ferreira – Presidente da APP
  • Risoleta Pinto Pedro – Escritora e Professora do Ensino Secundário
  • João de Melo – Escritor

9. As decisões do Júri são irrevogáveis e poderá não atribuir prémios se entender que os trabalhos a concurso não apresentam a qualidade exigida.

10. Os trabalhos premiados serão publicados em duas modalidades:

• Primeiros prémios em cada uma das modalidades: Brochura editada pelo Museu do Aljube.
  • Segundos e terceiros prémios: Em cada uma das modalidades, em E-book com a colaboração da APH.

11. Todos os trabalhos estarão disponíveis no Centro de Documentação do Museu do Aljube – Resistência e Liberdade.

12. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelo Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, após Parecer do Júri.

Regulamento Concurso de Contos e Narrativa Histórica 2018 (PDF)