Serviço Educativo

O Serviço Educativo acolhe grupos de diversas faixas etárias e proveniências, promovendo experiências que se adequem às suas expectativas e necessidades.

Projetos Educativos

Manter a proximidade e continuidade de trabalho com escolas e outras instituições é um dos grandes objetivos do Serviço Educativo, pelo que se promovem e acolhem-se projetos diversos:

Concurso de Contos “Os Clandestinos”

“Os Clandestinos” é o tema da 2ª edição do Concurso de Contos que decorre entre 8 de janeiro e 28 de fevereiro, em dois escalões: jovens entre os 15 e 18 anos e adultos a partir dos 18 anos. Os três melhores trabalhos em cada um dos escalões serão publicados em duas modalidades: brochura e E-book. Consulte o Regulamento.

“Os Clandestinos” – Regulamento

Concurso 2018  Ser Preso Político-ebook

No próximo dia 7 de junho, pelas 16h serão entregues os prémios aos vencedores da edição deste ano do concurso de contos do Museu do Aljube Resistência e Liberdade. A sessão inclui a leitura de alguns excertos dos textos vencedores.

Concurso para um Documentário Áudio – Visual “Do Aljube guardei esta memória”

Desafiamos alunos do 9ºano do ensino básico e do ensino secundário que nos visitam a construírem um documentário audio-visual.
Os três melhores trabalhos serão premiados. Consulte o regulamento.

“Do Aljube Guardei esta Memória” – Regulamento

Dia 4 de Junho, entre as 17h e as 18h30, para além da cerimónia de entrega de prémios aos jovens vencedores do concurso «Do Aljube, guardei esta memória» será realizada uma sessão de projecção de vídeos em concurso.

Programa para famílias “O Aljube a contar histórias” – Hora do Conto

Dirigido a crianças entre os 6 e 10 anos
13 e 25 de abril
1 de junho (Dia Mundial da Criança)
6 e 13 de julho

Extraído do livro de António Dias Lourenço. “Saudades… não têm conto! – Cartas de Prisão para meu filho Tóino”, Edições Avante! [p.35]

Formação de Professores “História, Memória e Verdade – memórias de luta e resistência na construção de uma cidadania ativa”

Em parceria com CFAS-Centro de Formação de Escolas António Sérgio — 21 e 28 de novembro 2018; 20, 27 de fevereiro, das 18h15 às 21h15 e 11 e 25 maio 2019 – sábado, das 10h às 13h.

Programa   Inscrições

Laboratório de História

Trabalhos realizados por alunos que visitaram o Museu. Ver mais detalhe em Laboratório de História.

DESCOLA

O DESCOLA é um programa de atividades criativas desenvolvidas em espaços culturais municipais e dirigido especificamente a público escolar, alunos e professores.

Descolar é…. aprender durante toda a vida; desafiar para o Perfil do Aluno do séc. XXI; educar na cidade de Lisboa; promover aprendizagens criativas.

No Museu do Aljube, “Descolar” é, também, procurar estimular a inteligência histórica dos alunos, sensibilizar para os Direitos Humanos e promover a cidadania participativa.

Ver atividades