EducAljube

O Museu do Aljube Resistência e Liberdade é um espaço de memória, da resistência à ditadura e de luta pela liberdade. A todos desafiamos à reflexão crítica e à abordagem da memória enquanto património cultural e construção de identidade comum.
O questionamento e o espírito crítico fazem parte do nosso dia-a-dia, a valorização das liberdades, direitos e garantias é uma prática diária na nossa atividade, o compromisso com uma cultura de diálogo e compreensão é uma das razões da nossa existência.

Visitas Orientadas

São direcionadas a todos os tipos de público (escolar/não escolar), em grupos organizados com limite máximo de cerca de 25 elementos e por marcação prévia. O agendamento faz-se em função da solicitação, em todos os dias da semana, de segunda a sexta feira e as visitas decorrem de terça a domingo.

As Visitas Orientadas podem ser realizadas em português, inglês e francês. Para marcações envie email para educaljube@museudoaljube.pt ou pelo telefone 215 818 535.

Visitas Temáticas – Grupos Escolares

A partir duma temática e com o apoio de um guião e/ou duma “maleta” pedagógica é explorada a exposição de longa duração com os objetivos de consolidar aprendizagens, estimular a dinâmica de grupo e promover a reflexão critica.

Temas:

  • Resistência e Liberdade – 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
  • Censura – “Lápis Azul” – 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário
  • Histórias de Vida da Resistência – 3º Ciclo EB e Ensino Secundário (Maleta Pedagógica)
  • Preso Político – Ensino Secundário

Visitas por inscrição individual

Todos os meses, ao fim de semana, realizamos visitas para quem, de forma individual pretende visitar as exposições de longa duração e temporária.