Visita e Debate

29 Março 2019

Alunos da Hans Blöckler Foundation visitaram o Museu do Aljube e conversaram, no final, com Fernando Pereira Marques sobre a memória da Ditadura.
Uma certa inteligência histórica pode ajudar a vislumbrar o futuro? Talvez. Pelo menos era o que ressaltava das repetidas perguntas destes alunos sobre o que foi o fascismo português, como conviveram os portugueses tantos anos com esse regime e que formas têm hoje de o compreender em comparação com a enorme diversidade dos autoritarismos/totalitarismos europeus de entre guerras. Porque esta diversidade de há um século tem tudo a ver com as formas diversas com que hoje assomam as formas «iliberais» emergentes? Provavelmente.

Fotografias: © Museu do Aljube Resistência e Liberdade