REVOLUÇÃO

19 de Outubro a 31 de Dezembro de 2023
Uma exposição que resulta do primeiro concurso de ilustração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
Conheça a exposição

A Artista saiu à rua

20 de Abril a 31 de Dezembro de 2023
Na manhã do dia 25 de Abril de 1974, Ana Hatherly contrariou as recomendações para que “os habitantes de Lisboa se conservassem nas suas casas” e, como tantas pessoas, saiu à rua e fotografou o pulsar, a surpresa, a alegria, a celebração da liberdade.
Conheça a exposição

Exposição de longa duração

Dedicado à história e à memória do combate à ditadura e ao reconhecimento da resistência em prol da liberdade e da democracia.
A Exposição Permanente do Museu apresenta aos visitantes uma caracterização geral do regime ditatorial português (1926-1974), os seus meios de opressão sobre a população (através da Censura e da ação repressiva das polícias e dos tribunais políticos), os meios de resposta das oposições, semi-legais e clandestinas, e ainda aspetos da luta anticolonial que induziu os militares ao derrube do regime por golpe militar, em 1974. No piso -1, os visitantes podem ainda ver parte das estruturas do edifício onde está alojado o Museu e uma mostra arqueológica levantada do seu subsolo.
Conheça a exposição

Outras exposições

REVOLUÇÕES: Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974)
fotografias de Uliano Lucas Curadoria: Elisa Alberani, Miguel Cardina e Vincenzo Russo REVOLUÇÕES de Uliano Lucas é a história de uma viagem feita de várias viagens. As 56 fotos aqui reunidas são apenas uma amostra do vasto acervo de imagens realizadas pelo fotógrafo italiano.A exposição está dividida em três partes que correspondem aos três espaços […]
ADEUS PÁTRIA E FAMÍLIA
ADEUS PÁTRIA E FAMÍLIA aborda as dinâmicas e tensões entre a repressão e as resistências de diversidade sexual e de género durante a ditadura e após a Revolução
28 de Junho de 2022 a 29 de Janeiro de 2023
ATO (DES)COLONIAL
A violência está na génese, na prática e na simbologia de um processo de ocupação. Mas a violência encontra resistência, com diferentes expressões e impactos. Esta exposição pretende revelar e relevar diversos processos de resistência ao colonialismo português entre 1926 e 1974, período objeto deste museu.
20 de Janeiro a 12 de Junho de 2022