© Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Cinema no Aljube – Museu da Vergonha

05 Junho 2019

Museu da Resistência no Porto

Luís Monteiro trouxe ao Museu do Aljube um documentário com testemunhos de ex-prisioneiros políticos do Porto para mostrar a urgência de criar na ex-Delegacia da PIDE do Norte um lugar de memória democrática.

Sem exclusões de ninguém, recomendava Fernando Rosas no comentário ao filme. E sem paroquialismos, como avisava Álvaro Monteiro, um prisioneiro do Barreiro que esteve na prisão do Porto. E contando com todos os contributos já existentes, como mostrou a intervenção de Maria José Ribeiro, uma mulher empenhada na transformação daquele lugar desde há muito.

Precisamos de multiplicar os espaços de memória democrática, considerava-se no debate – como locais de ampliação do conhecimento, de formação do pensamento crítico e da consciência social activa. Locais que ajudem, pela inteligência histórica e pelo debate de ideias, a combater o desconhecimento e o indiferentismo da «desmemória» dos tempos que vivemos.