Cartaz da Exposição Colonial, Porto, 1934; (c)n.d.

Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

21 Março 2023

#nestedia 21 março Dia Internacional pela a Eliminação da Discriminação Racial

A 21 de março de 1960, a polícia sul-africana atirou sobre uma manifestação pacífica de contestação às “leis de aprovação” do apartheid, em Sharpeville, 69 pessoas morreram. Seis anos depois, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 21 de março como o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, visando a consciencialização e eliminação de todas as formas de discriminação racial.

Em Portugal, durante a ditadura e o Estado Novo, vigorou o Ato Colonial consagrando que: “É da essência orgânica da Nação Portuguesa desempenhar a função histórica e essencial de possuir e colonizar domínios ultramarinos e de civilizar as populações indígenas”.  Nestes países, criaram-se fortes movimentos de libertação, e em Portugal, desenvolveu-se também uma importante resistência anticolonial, exigindo o fim da guerra e a independência de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo-Verde.

Ontem, hoje e sempre, abaixo o colonialismo, o fascismo, o racismo e todas as formas de discriminação!

1. Panfleto de apelo a manifestação anti-colonial, s.d., (c) Museu do Aljube;
  2. Cartaz da ARA (Ação Revolucionária Armada),  piso 3 da exposição de longa duração do Museu do Aljube;
  3. Boletim anti-colonial, 1973, (c) Casa Comum Arquivo Fundação Mário Soares.