Mário Varela Gomes, Fundação Mário Soares. Largo do Carmo

25 de Abril de 1974

25 Abril 2023

22:55 : 📻 Os Emissores Associados emitiram a canção de Paulo de Carvalho “E Depois do Adeus”, a senha para a saída das tropas.

Pormenor do Piso 1, Museu do Aljube. Montagem de Miguel Catarino. Locutor: João Paulo Diniz. Áudio: “E depois do Adeus”, Paulo de Carvalho

00:20 : 📻 Pela Rádio Renascença era transmitida a canção de José Afonso, “Grândola, Vila Morena”, era a senha que indicava que as operações militares estavam a decorrer como planeado.

Fotografia de José Afonso por Rui Ochôa. Programa Limite – áudio: “Grândola, Vila Morena”, José Afonso

04:20 : 🎙 Através dos microfones da Rádio Clube Português (RCP), foi lido o primeiro comunicado do Movimento.

Fotografia de Alfredo Cunha, Baixa Lisboa, 25 de abril de 1974. Patente no Museu do Aljube Resistência e Liberdade, Piso 1. Emissão da Rádio Clube Português, pelo jornalista Joaquim Furtado

06:00 : Marcelo Caetano refugiou-se no Quartel do Carmo.

Fotografia de Mário Varela Gomes, Fundação Mário Soares. Largo do Carmo, em frente ao Quartel do Carmo

11:00 : Salgueiro Maia iniciou a marcha para o Quartel do Carmo, sendo vitoriado pela população que, desobedecendo às recomendações do MFA para permanecer em casa, saiu à rua em apoio aos militares revoltosos.

Fotografia de Alfredo Cunha, Fundação Mário Soares. Patente no Piso 3 do Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Final da manhã : Populares cercaram a sede da PIDE/DGS, de onde foram disparados tiros que causaram os quatro mortos e várias dezenas de feridos. Uma unidade de fuzileiros que ali se havia deslocado tinham, entretanto, regressado a quarteis, após conversações com o Comandante Alpoim Calvão, que se encontrava nas instalações da polícia política.

Fotografia de Alfredo Cunha. Fundação Mário Soares. Patente no Piso 3 do Museu do Aljube Resistência e Liberdade

15:00 : 📢 Perante o impasse vivido no Largo do Carmo, onde as forças fiéis ao regime não davam sinais de rendição, Salgueiro Maia ordenou a sua capitulação em quinze minutos.

Ilustração de Tiago Albuquerque

18:00 : Spínola entrou no Quartel do Carmo, sob o aplauso dos populares que encheram o largo. Marcello Caetano transmitiu o poder ao General, pedindo-lhe que evitasse que este caia na rua.

Fotografia patente no Piso 3 do Museu do Aljube Resistência e Liberdade , de Mário Varela Gomes, Fundação Mário Soares. Largo do Carmo, frente ao Quartel do Carmo

18:40 : 🎙 A emissão da RTP é interrompida, sendo lido um comunicado do MFA.

Noticiário da RTP, fotografia © Reuters