Dia Internacional da Juventude

12 Agosto 2023

#nestedia 12 de agosto, é celebrado o Dia Internacional da Juventude, instituído pela ONU desde 1999, visando capacitar os jovens para que usufruam de uma participação completa, efetiva e construtiva.

Os jovens em todos os momentos lutaram pela liberdade, pela democracia e pelos seus direitos. O MUD Juvenil, fundado em 1946, desenvolveu importantes ações de combate à ditadura, milhares de jovens dinamizaram greves e protestos estudantis, organizaram semanas da juventude recolheram apoios do Manifesto à Juventude.
Tudo isto sob a dura perseguição e repressão do regime, muitos dos seus elementos foram presos, nomeadamente nas celas do Aljube.
Durante a ditadura muitos foram os jovens presos, alguns menores de idade.
Preso pela primeira vez com 17 anos, a 27 de Janeiro de 1971, no seguimento das eleições fraudulentas de 1969, Eugénio Ruivo foi sujeito a torturas, e partilhou connosco um testemunho sentido sobre as suas vivências. Para fazer face ao pagamento da fiança para a sua libertação, procurou Zeca Afonso que sugeriu a venda de postais com o desenho da pomba da paz como forma de angariação de fundos solidários.

No verso do postal podia ler-se:
“Plataforma mínima:
– Pelas liberdades fundamentais (direito de reunião, de associação e expressão nos planos Político, Cultural e Sindical)!
– Pela Amnistia dos Presos e Exilados Políticos e contra todas as formas de repressão!
– Pelo fim da guerra colonial!
– Contra a carestia da vida e congelamento de salários!
– Contra a dominação dos Monopólios e do imperialismo estrangeiro!”

Em 1974 muitos jovens que participaram na conquista dos valores da liberdade e da democracia.

O Educaljube – Serviço Educativo do Museu do Aljube Resistência e Liberdade, é um espaço de educação para os direitos humanos e defesa da memória democrática. A todos desafiamos à reflexão crítica e à abordagem da memória enquanto património cultural e construção de identidade comum. O questionamento e o espírito crítico fazem parte do nosso dia-a-dia, a valorização das liberdades, direitos e garantias é uma prática diária na nossa atividade, o compromisso com uma cultura de diálogo e compreensão é uma das razões da nossa existência. A educação para a cidadania está na nossa origem, na nossa identidade e na nossa prática! Junta-te a nós!

Imagem: Cartaz MUD JUVENIL;
Postal de Eugénio Ruivo;
Fotografia de 25 de abril de 1974. ©Estúdio Horácio Novais;
Visita orientada ao Museu pela Escola Sec. Camões, Lisboa.