escavação − instalação em dança, de Sofia Ó

22 novembro − quinta, 17h-19h
24 novembro − sábado, 16h-18h
Piso 0 do Museu do Aljube

É uma exploração do espaço subterrâneo do Museu (prisão) do Aljube, num estar em permanência do corpo que se interroga sobre se o passado já foi ou se estamos a vivê-lo agora.
Nas galerias do Aljube, ao passar…

___

pó e areia a cair na boca, nos olhos. um corpo vivo que insiste em permanecer. silencioso. inquieto. o que se despercebe? o que sedimenta? o que este corpo escuta e actualiza em dança nesta prisão que é agora museu?

escavação é uma instalação em dança a decorrer na passagem entre o piso 0 e a cave do museu do aljube. investigação apoiada pelo centro nacional de cultura (bolsa jovem criador 2018).

sofia ó é investigadora em estágio de criação no c.e.m – centro em movimento. bailarina e antropóloga, autora de teatro de dança galpão: experimentações em dança e práticas de resistência durante a ditadura civil-militar no brasil (ed. prismas, 2016).

Imagem: @ Olga Miranda.

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
MULHERES DO MEU PAÍS de Raquel Freire
Em Janeiro, exibimos o filme "Mulheres do Meu País" de Raquel Freire, inserido no ciclo de cinema da programação paralela da exposição “Adeus Pátria e Familia”. Um retrato plural e multiforme das mulheres que habitam o nosso país.
5 de Janeiro de 2023 - 19h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Novembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
26 de Novembro de 2022 - 10h30
Lançamento do livro “Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas”
A autora, curadora e crítica de cinema brasileira Lídia Mello, juntamente com a Editora Outro Modo/Le Monde Diplomatique/PT convidam para o lançamento do livro Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas.
22 de Novembro de 2022 - 18h00