escavação − instalação em dança, de Sofia Ó

22 novembro − quinta, 17h-19h
24 novembro − sábado, 16h-18h
Piso 0 do Museu do Aljube

É uma exploração do espaço subterrâneo do Museu (prisão) do Aljube, num estar em permanência do corpo que se interroga sobre se o passado já foi ou se estamos a vivê-lo agora.
Nas galerias do Aljube, ao passar…

___

pó e areia a cair na boca, nos olhos. um corpo vivo que insiste em permanecer. silencioso. inquieto. o que se despercebe? o que sedimenta? o que este corpo escuta e actualiza em dança nesta prisão que é agora museu?

escavação é uma instalação em dança a decorrer na passagem entre o piso 0 e a cave do museu do aljube. investigação apoiada pelo centro nacional de cultura (bolsa jovem criador 2018).

sofia ó é investigadora em estágio de criação no c.e.m – centro em movimento. bailarina e antropóloga, autora de teatro de dança galpão: experimentações em dança e práticas de resistência durante a ditadura civil-militar no brasil (ed. prismas, 2016).

Imagem: @ Olga Miranda.

Visita Orientada Mensal
SESSÃO ADIADA
30 de Janeiro de 2021 - 10h00
Com Garras e Dentes – Fábulas de Animais Livres e Resistentes
SESSÃO ADIADA
17 de Janeiro a 11 de Julho de 2021
Pedro Letria e Paulo Catrica conversam com Armindo Cardoso
Os fotógrafos Pedro Letria e Paulo Catrica conversam com Armindo Cardoso sobre a exposição temporária “Os Olhos da Memória”, a sua vida em Portugal, em Paris e no Chile e de tudo isso na sua fotografia.
13 de Janeiro de 2021 - 18h30
«Projectar a ordem – Cinema do Povo e propaganda salazarista», de Maria do Carmo Piçarra
A apresentação do livro será feita pela realizadora e professora universitária Susana de Sousa Dias. As inscrições são obrigatórias e limitadas aos lugares existentes no auditório.
10 de Dezembro de 2020 - 18h00