escavação − instalação em dança, de Sofia Ó

22 novembro − quinta, 17h-19h
24 novembro − sábado, 16h-18h
Piso 0 do Museu do Aljube

É uma exploração do espaço subterrâneo do Museu (prisão) do Aljube, num estar em permanência do corpo que se interroga sobre se o passado já foi ou se estamos a vivê-lo agora.
Nas galerias do Aljube, ao passar…

___

pó e areia a cair na boca, nos olhos. um corpo vivo que insiste em permanecer. silencioso. inquieto. o que se despercebe? o que sedimenta? o que este corpo escuta e actualiza em dança nesta prisão que é agora museu?

escavação é uma instalação em dança a decorrer na passagem entre o piso 0 e a cave do museu do aljube. investigação apoiada pelo centro nacional de cultura (bolsa jovem criador 2018).

sofia ó é investigadora em estágio de criação no c.e.m – centro em movimento. bailarina e antropóloga, autora de teatro de dança galpão: experimentações em dança e práticas de resistência durante a ditadura civil-militar no brasil (ed. prismas, 2016).

Imagem: @ Olga Miranda.

FILME: “Alcindo” de Miguel Dores
Um filme que integra o ciclo de cinema da programação paralela da exposição ATO (DES)COLONIAL.
26 de Maio de 2022 - 19h00
FILME “Olhares sobre o Racismo”
No dia 21 de março comemoramos o dia internacional contra a discriminação racial com uma sessão de cinema e conversa integrada na programação paralela da exposição ATO (DES)COLONIAL.
21 de Março de 2022 - 18h30
“A Guerra Guardada” – Visita Orientada com Aniceto Afonso
Uma visita à exposição "A Guerra Guardada – Fotografias de Soldados Portugueses em Angola, Guiné e Moçambique (1961-74)" com Aniceto Afonso.
16 de Março de 2022 - 16h00
CICLO DE CINEMA | Natal 71 & Deus Não Quis
Dia 25 de fevereiro teremos a segunda sessão do ciclo de cinema integrado na exposição "A Guerra Guardada".
25 de Fevereiro de 2022 - 16h00