Xornada Internacional de Museoloxia

07 Maio 2019

Museu do Pobo Galego – Santiago de Compostela
7 de maio de 2019

Sob a inspiração deste cantinho do céu a que a escada fantástica do Convento de S.Domingos de Bonaval nos conduz – hoje Museu do Pobo Galego – e a organização muito mais terrena e eficaz de Paula Godinho (IHC -UNL) e de Ana Estévez Lavandeira (Departamento de educação do Museo do Pobo), discutiu-se, com a participação de muitos portugueses e galegos, os «Usos do Passado: memória, património, museologia e construção da democracia».
Como é rica e diversa e memória galaico-portuguesa – e também a etnografia e a museologia do outro lado da fronteira. Uma fronteira meio artificial, como tão bem se percebe em tudo: na língua, nos modos, no humor. Podemos sonhar em rede com esta memória comum? Este Encontro galaico-português mostrou mais uma vez que sim. E que é com as gerações jovens que podemos contar para realizar o sonho, como se vê pelos participantes.
Na organização estiveram o IHC (FCSH-UNL), o Museo do Pobo Galego, o Departamento de História Contemporânea da Universidade de Compostela e o INCIPIT-CSIC.