Livros no Aljube – «Sete Cartas a um jovem Filósofo»

04 Setembro 2019
© Museu do Aljube Resistência e Liberdade

De «Sete Cartas a um jovem Filósofo», de Agostinho da Silva, ontem apresentado no Museu do Aljube»:

«Meu caro Amigo:
Do que você precisa, acima de tudo, é de não se lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles forem meus, não seus».

Textos de uma época de corte com o passado do idealismo «sergiano» e que levariam Agostinho da Silva para o seu mundo, de expatriamento e de internamento num Brasil inóspito e num pensamento que nunca mais será catalogável, senão como «o pensamento de Agostinho da Silva».

Dia frutuoso, este, da apresentação de «Sete Cartas a um Jovem Filósofo» em que também a Editora Ulmeiro, num passo de renascimento, comemora os seus 50 anos e se prepara para deixar Benfica e emigrar para o Braço de Prata. Longa vida à Ulmeiro!

Atualidade

Revista “O Tempo e o Modo”, nº 73
Em novembro de 1969, #nestedia 28, o número 73 da revista “O Tempo e o Modo”, sob a direção de João Bénard da Costa, marcava o início de uma nova série e de uma nova fase na vida da revista.Surgida em janeiro de 1963, “O Tempo e o Modo”. Revista de Pensamento e Acção” afirmar-se-ia com uma […]
28 de Novembro de 2021
Cheias de 1967
#nestedia relembra pessoas e acontecimentos de resistência à ditadura e de luta pela liberdade.
28 de Novembro de 2021
Operação Mar Verde
#nestedia relembra pessoas e acontecimentos de resistência à ditadura e de luta pela liberdade.
21 de Novembro de 2021