Dia Internacional da Educação

24 Janeiro 2023

A ONU assinala #nestedia 24 de janeiro, o Dia Internacional da Educação.

Antes do 25 de Abril de 1974, o analfabetismo atingia cerca de 26% da população portuguesa. Através da escolaridade básica, o regime reproduzia padrões de submissão e opressão das mulheres e das crianças, e o acesso aos mais elevados graus de ensino era um privilégio para as famílias mais favorecidas.

No regime democrático, a educação tornou-se um direito universal e a Escola Pública passou a desempenhar, e desempenha, um papel fundamental no combate às desigualdades e no desenvolvimento do país.

Celebrado desde 2019, o Dia Internacional da Educação visa relevar o papel da educação para a paz e o desenvolvimento. A UNESCO afirma que “sem educação inclusiva e equitativa de qualidade e oportunidades para todos, ao longo da vida, os países não conseguirão alcançar a igualdade de género e travar o ciclo de pobreza que deixa milhões de crianças, jovens e adultos para trás”.

Imagem: Pormenor da exposição de longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade; fonte: Pordata.