Dia Nacional do Estudante

23 Março 2023

#Nestedia 24 de março, comemora-se o Dia Nacional do Estudante.
Na manhã de 24 de março de 1962, em Lisboa, na sequência da proibição das comemorações do Dia do Estudante pelo regime de Salazar, os estudantes resistiram e concentraram-se na Cidade Universitária. A polícia espancou e prendeu estudantes, ocupou instalações universitárias e cantinas, avançando com violentíssima repressão sobre os jovens.
A crise académica de 1962 viria a contribuir para que o movimento estudantil se viesse a tornar um dos focos mais ativos na luta contra a ditadura.
Desde 1987 que é assinalado como um dia de luta e homenagem aos estudantes que resistiram, e persiste como uma data de luta pelo direito à Educação e defesa dos direitos estudantis.

Para assinalar o dia, o Museu do Aljube Resistência e Liberdade preparou esta exposição virtual.