DIDI

20 de Abril de 2024 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

DIDI volta ao Museu do Aljube para as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, trazendo um grande levantamento biográfico musical dos mais variados sons e ritmos que contribuíram, influenciaram não somente a Revolução do Cravos em Portugal, como também tantos outros movimentos de libertação. Em clima de festa, homenageamos as vozes de Abril e de outras revoluções, por uma nova, vibrante e autêntica revolução sonora.

“DIDI, corpa afrocúir em trânsito que trabalha, persiste e resiste por meio da investigação, produção cultural e performance como DJ, cantora e artista visual/transdisciplinar. Se enquanto DJ, as suas noites são inesquecíveis, DIDI é também protagonista-chave de coletivos e festas que trouxeram para o centro de Lisboa o ativismo artístico na promoção de fazedores culturais negros, cúir e imigrantes, sendo membro-fundadora do Coletivo Afrontosas, UNA – União Negra das Artes e  da unidade criativa BEE_LX.
Seu percurso conversa com temas relacionades à (re) territorialização coletiva, identidades, ativismo e performance antirracista na produção cultural e artística cúir, negra e imigrante em diáspora.

Como DJ, DIDI conecta-se com os mais variados ritmos e manifestações artísticas afrodiaspóricas por meio de expressões sonoras e de movimento: do baile funk ao house, do r&b 90/00 ao afrobeat, da kizomba ao samba. “

Entrada livre, sujeita à lotação da sala.

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
II Congresso de História Pública em Portugal
O objetivo do II Congresso de História Pública em Portugal: Usos do Passado nos 50 Anos da Revolução dos Cravos é analisar a evolução dos usos do passado desde 1974, destacando o que se oculta e desoculta na esfera pública.
6 a 7 de Junho de 2024
Universidade sem Exames
O grupo Universidade sem Exames resolveu tomar a iniciativa de criar um programa de ensino não académico, inicialmente com filosofia e economia (em Outubro haverá História), no sentido de dar alguns instrumentos de conhecimento e pensamento crítico, necessários a todos nós, neste momento de panorama político tão complexo.
31 de Maio de 2024 - 15h00