“A PIDE no Pinhal Novo”, de José Cabrita

10 de Abril de 2018 - 18h30
Auditório do Museu do Aljube

Nesta obra que se debruça sobre a ação da PIDE, José Cabrita explora o arquivo documental da polícia política, dando voz ainda a vários testemunhos de quem passou pelas prisões do Tarrafal ou de Peniche, bem como dos seus familiares e amigos. O livro constitui uma homenagem aos presos políticos de Pinhal Novo, vítimas, ao longo de 48 anos, dos tormentos da ditadura fascista.

José António Cabrita estudou e ensinou Sociologia, tendo-se dedicado também à investigação de diversos temas, como a cultura caramela e a historiografia de Pinhal Novo.

Por Nuno Teotónio Monteiro e Desidério Macau.

Imagem: Capa do livro, com design de Jorge Ferreira, sobre fotografia de Maurício Abreu.

Outros eventos

Maria Alda Nogueira, uma vida de luta pelos direitos da Mulher, da Liberdade e da Paz
Uma conversa integrada no ciclo "Mulheres de Abril, na resistência ao fascismo", promovido pelo MDM.
29 de Novembro de 2023 - 17h00
Luta por direitos e contra o fascismo – A intervenção das mulheres no III Congresso da Oposição Democrática
Uma conversa integrada no ciclo "Mulheres de Abril, na resistência ao fascismo", promovido pelo MDM.
2 de Novembro de 2023 - 17h00
“As Mulheres do meu País” – Uma obra que sobrevive ao tempo
Uma conversa integrada no ciclo "Mulheres de Abril, na resistência ao fascismo", promovido pelo MDM.
20 de Junho de 2023 - 18h00
Livres de voar
No âmbito das comemorações do dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, preparamos uma programação destinada para os +Novos e Famílias.
4 de Junho de 2023 - 10h30