“A PIDE no Pinhal Novo”, de José Cabrita

10 de Abril de 2018 - 18h30
Auditório do Museu do Aljube

Nesta obra que se debruça sobre a ação da PIDE, José Cabrita explora o arquivo documental da polícia política, dando voz ainda a vários testemunhos de quem passou pelas prisões do Tarrafal ou de Peniche, bem como dos seus familiares e amigos. O livro constitui uma homenagem aos presos políticos de Pinhal Novo, vítimas, ao longo de 48 anos, dos tormentos da ditadura fascista.

José António Cabrita estudou e ensinou Sociologia, tendo-se dedicado também à investigação de diversos temas, como a cultura caramela e a historiografia de Pinhal Novo.

Por Nuno Teotónio Monteiro e Desidério Macau.

Imagem: Capa do livro, com design de Jorge Ferreira, sobre fotografia de Maurício Abreu.

Outros eventos

Itinerário “A Revolução está na rua!”
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
10 de Maio de 2025 - 10h30
Filme “Mulheres e Resistência”
Testemunhos de 16 mulheres e das suas memórias de resistência à ditadura, prisão e luta pelos direitos das mulheres, ainda tão atual nos dias de hoje.
27 de Abril de 2025 - 11h00
Itinerário “Adeus Pátria e Família”
Como a geografia de Lisboa revela a história e memória LGBTQIA+? Orientamos um percurso sobre as repressões e as resistências de diversidade sexual e de género desde a ditadura até aos dias de hoje.
26 de Abril de 2025 - 10h30
Filme “Aqueles Que Ficaram (Em Toda a Parte Todo o Mundo Tem)”
Testemunhos emocionantes de familiares de opositores políticos do regime, que resistiram ao “cárcere” das privações materiais e emocionais, encontrando formas de sobreviver ao regime ditatorial.
15 de Abril de 2025 - 18h00