As longas noites de Caxias, de Ana Cristina Silva

28 de Maio de 2019 - 18h30
Auditório do Museu do Aljube
Imagem: Capa do Livro

Quem foi a mulher que mais subiu na hierarquia da PIDE e o que alimentava a sua extrema crueldade? Leninha viveu com deleite as suas noites em Caxias, como agente e torturadora. Dentro das celas, o seu coração exultava a cada bofetada e insulto proferido. Embora viesse a esquecer o nome da maioria das detidas, lembraria com prazer a sua expressão de terror. De Laura, curiosamente, nunca se esqueceu. Sempre questionou de que fibra seria feita a jovem alentejana que nunca vergou perante pancada e insultos. Quando ambas se reencontram em tribunal, tudo mudou. Mas as feridas da Ditadura jamais se apagarão.

Apresentação de Alice Brito

Edição: Planeta, março 2019

Outros eventos

Leia Mulheres sobre Yoko Ogawa
O Museu do Aljube volta a acolher a sessão do clube, que é dedicada ao livro "A Polícia da Memória" de Yoko Ogawa, com moderação de Déa Paulino.
14 de Dezembro de 2025 - 15h00
Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de Novembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
29 de Novembro de 2025 - 10h30
Encerramento do projecto “Arquitectas da Liberdade”
Com mesa-redonda e concerto de Fio à Meada.
22 de Novembro de 2025 - 15h00
Apresentação do livro “Anos de Brasa – contos e outros escritos”
Apresentação do livro “Anos de Brasa – Contos e outros escritos”, da autoria de Luís Farinha, com a presença do autor. A sessão contará com apresentação de Mário Furtado.
19 de Novembro de 2025 - 18h00