Cinema no Museu do Aljube – Susana Sousa Dias

29 de Janeiro a 19 de Fevereiro de 2020
Auditório do Museu do Aljube
Susana Sousa Dias

Neste Ciclo damos a conhecer 3 filmes que abordam transversalmente a Ditadura e a tortura a presos políticos. À apresentação dos filmes seguir-se-à uma conversa com os “protagonistas” e outros intervenientes que viveram situações semelhantes.

É já no dia 29 de janeiro que iniciamos o Ciclo de Cinema de Susana Sousa Dias, com o filme “Natureza Morta”. Um filme onde está patente, em imagens, todo o Portugal da Ditadura, pondo em evidência um acervo documental inesperadamente desconhecido sobre o fascismo portugês.
Um convite para ver o filme e falar com o produtor, Ansgar Schaefer e Susana Sousa Dias, a realizadora.

Dia 05 de fevereiro continuamos o Ciclo com o filme “48”. Contamos com a presença da realizadora e de dois dos “protagonistas”, Domingos Abrantes e Conceição Matos.

29 janeiro – quarta, 16h
“Natureza Morta”
Documentário, 2005, 72’

05 fevereiro – quarta, 16h
“48”
Documentário, 2009, 93’

Sessão de dia 19 Esgotada

19 fevereiro – quarta, 16h
Luz Obscura
Documentário, 2017, 76’

Inscrições obrigatórias e mediante os lugares existentes.

Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00
Digo às companheiras que aqui estão
Uma sessão de cinema com debate a partir do filme brasileiro "Digo às companheiras que aqui estão".
20 de Janeiro de 2023 - 18h00
Visita Orientada por Raquel Freire
Inserida na programação paralela da exposição "Adeus Pátria e Família" , Raquel Freire irá realizar uma visita orientada à exposição temporária "Adeus Pátria e Família".
17 de Janeiro de 2023 - 18h00