Concurso para um Documentário Audiovisual “Do Aljube guardei esta memória”

14 de Janeiro a 31 de Maio de 2020
Museu do Aljube
@ Museu do Aljube Resistência e Liberdade.

(EB – 3º Ciclo + E. SEC)
Parceria ESCS
Janeiro – Abril

A delação, a censura, a perseguição política, a prisão ou o julgamento em tribunais especiais são alguns exemplos de “normas” em vigor durante o período da ditadura, em confronto direto com os direitos considerados fundamentais em democracia. Estão em evidência no Museu através de provas concretas. Hoje vivemos num Estado de Direito Democrático. Será que temos garantidos todos os direitos consagrados na Constituição? Ou será que há direitos de que só alguns beneficiam? Quais os direitos que estão em risco?  Durante uma visita ao Museu partimos desta discussão e desafiamos-te a captares com o teu telemóvel imagens e textos que queiras usar para relatares a tua experiência através de um documentário e dar-nos o teu ponto de vista.

É este o desafio! Os três melhores trabalhos serão premiados.

Muitos dos alunos que nos visitaram até à primeira semana de março fizeram os seus registos ao longo da visita, afim de poderem concorrer a este concurso. A esses alunos e aos seus professores queremos dizer:

“Não desistam, continuamos aqui! Aguardamos pelos vossos trabalhos.”

A todos os outros que se viram obrigados a cancelar as suas visitas, lançamos um novo desafio: usem o nosso site e todo o nosso acervo do Centro de Documentação e construam o vosso vídeo. Temos a certeza que será uma outra forma de conhecer a História e o Museu do Aljube Resistência e Liberdade.

Esperamos pelo vosso trabalho!

Para qualquer esclarecimento: Serviço Educativo – juditealvares@egeac.pt ou guardeiestamemoria@museudoaljube.pt

Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução, géneros e sexualidade
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Raquel Afonso e Isabel Freire para conversa sobre "Revolução, géneros e sexualidade".
13 de Outubro de 2022 - 18h00
Revolução e cultura
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Sónia Vespeira de Almeida e Mário de Carvalho para conversa sobre "Revolução e cultura".
15 de Setembro de 2022 - 18h00
Revolução e violência política – o Verão Quente
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Miguel Carvalho e Francisco Bairrão Ruivo para conversa sobre "Revolução e violência política – o Verão Quente".
7 de Julho de 2022 - 18h00