Concurso para um Documentário Audiovisual “Do Aljube guardei esta memória”

14 de Janeiro a 31 de Maio de 2020
Museu do Aljube
@ Museu do Aljube Resistência e Liberdade.

(EB – 3º Ciclo + E. SEC)
Parceria ESCS
Janeiro – Abril

A delação, a censura, a perseguição política, a prisão ou o julgamento em tribunais especiais são alguns exemplos de “normas” em vigor durante o período da ditadura, em confronto direto com os direitos considerados fundamentais em democracia. Estão em evidência no Museu através de provas concretas. Hoje vivemos num Estado de Direito Democrático. Será que temos garantidos todos os direitos consagrados na Constituição? Ou será que há direitos de que só alguns beneficiam? Quais os direitos que estão em risco?  Durante uma visita ao Museu partimos desta discussão e desafiamos-te a captares com o teu telemóvel imagens e textos que queiras usar para relatares a tua experiência através de um documentário e dar-nos o teu ponto de vista.

É este o desafio! Os três melhores trabalhos serão premiados.

Muitos dos alunos que nos visitaram até à primeira semana de março fizeram os seus registos ao longo da visita, afim de poderem concorrer a este concurso. A esses alunos e aos seus professores queremos dizer:

“Não desistam, continuamos aqui! Aguardamos pelos vossos trabalhos.”

A todos os outros que se viram obrigados a cancelar as suas visitas, lançamos um novo desafio: usem o nosso site e todo o nosso acervo do Centro de Documentação e construam o vosso vídeo. Temos a certeza que será uma outra forma de conhecer a História e o Museu do Aljube Resistência e Liberdade.

Esperamos pelo vosso trabalho!

Para qualquer esclarecimento: Serviço Educativo – juditealvares@egeac.pt ou guardeiestamemoria@museudoaljube.pt

Teatro – Amores na Clandestinidade [Online]
Este trabalho de teatro documental analisa as relações afetivas e familiares através de entrevistas feitas às pessoas que participaram na luta antifascista em Portugal, assim como aos seus filhos que cresceram acompanhando os seus pais e, muitas vezes, na ausência destes. Espectáculo Gratuito, gravado no Museu do Aljube. Transmissão Online. Inscrições obrigatórias.
16 a 21 de Abril de 2021
Coragem Hoje, Abraços Amanhã
Venha connosco celebrar o mês de abril! Inscrições para as atividades obrigatórias, mediante os limites impostos pelas medidas da DGS.
8 a 30 de Abril de 2021
Há 50 anos: Julgamento de Joaquim Pinto de Andrade, nacionalista angolano – Conversa Online
No ano em que se assinala os 50 anos do julgamento de Joaquim Pinto de Andrade, o Museu do Aljube Resistência e Liberdade junta-se a Diana Andringa, Ferreira Fernandes, Mário Brochado Coelho, Adolfo Maria e Ondjaki, para uma conversa que será transmitida online, dia 30 de março às 15h.
30 de Março de 2021 - 15h00
Visita Orientada Mensal