Coragem Hoje Abraços Amanhã

25 de Abril de 2018 - 18h00
Auditório do Museu do Aljube

Mulheres que sofreram a tortura do sono, da estátua, mas sobretudo a tortura de serem privadas da sua liberdade. Mulheres que eram avós, mães, filhas, esposas, namoradas, amantes, companheiras, camaradas. Mulheres que não são figuras históricas dentro de um livro empoeirado, mas que existiram realmente, algumas que ainda se cruzam connosco na rua e guardam duras memórias no coração.

Coragem Hoje, Abraços Amanhã é um testemunho composto a partir de entrevistas realizadas em discurso direto, que expõe o lado pessoal de vivências desumanas experienciadas por essas mulheres. Para que a memória permaneça.

Direção artística, dramaturgia, encenaçãoo e interpretação: Joana Brandão; Assistência de encenação: Elsa Galvão e Maria João Abreu; Consultoria: Irene Pimentel; Desenho de Luz: Paulo Santos; Iluminação: João Lopes; Sonoplastia: João Bucho; Cenografia: Joana Brandão; Figurino: Maria Gonzaga; Apoio: João Lopes (Iluminação), Maria Gonzaga (Guarda Roupa).

Outros eventos

Leia Mulheres sobre Irène Nemirovsky
O Museu do Aljube volta a acolher a sessão do clube, que é dedicada a Irène Nemirovsky .
29 de Junho de 2025 - 15h00
Itinerário “Adeus Pátria e Família”
Como a geografia de Lisboa revela a história e memória LGBTQIA+? Orientamos um percurso sobre as repressões e as resistências de diversidade sexual e de género desde a ditadura até aos dias de hoje.
28 de Junho de 2025 - 10h30
Inauguração da exposição “O Grito de Abril — Os murais da revolução portuguesa vistos por Adélia da Fonseca-Riès”
A partir das 18h30 decorrerá a apresentação do livro da exposição com Joaquim Pinto da Silva, Adelino Gomes e Philippe Riès.
26 de Junho de 2025 - 18h00
50 anos do Ano Internacional da Mulher — “Igualdade, Desenvolvimento e Paz”
Acolhemos uma conversa organizada pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM).
17 de Junho de 2025 - 18h00