“Itinerários de Amílcar Cabral”, de Ana Maria Cabral, Filinto Elísio e Márcia Souto (org.) e “Cartas de Amílcar Cabral a Maria Helena: a Outra Face do Homem”, de Iva Cabral, Filinto Elísio e Márcia Souto (org.)

11 de Dezembro de 2018 - 18h30
Auditório do Museu do Aljube

Dois livros de memórias íntimas de Amílcar Cabral trocadas com a família, um com cartas e outro com postais de viagens, para recordarmos o líder histórico da independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Itinerários de Amílcar Cabral
Rosa de Porcelana Editora, 2018

Cartas de Amílcar Cabral a Maria Helena: a Outra Face do Homem
Rosa de Porcelana Editora, 2016

Apresentação de José Neves.
Com intervenções de Filinto Elísio e Márcia Souto.

_____

ATUAÇÃO DO GRUPO UMCOLETIVO – ASSOCIAÇÃO CULTURAL, Elvas
LEITURAS PERFORMATIVAS E MÚSICA Cátia Terrinca e Mariana Bragada
VÍDEO “Canhão de Boca”, de António Machín

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
MULHERES DO MEU PAÍS de Raquel Freire
Em Janeiro, exibimos o filme "Mulheres do Meu País" de Raquel Freire, inserido no ciclo de cinema da programação paralela da exposição “Adeus Pátria e Familia”. Um retrato plural e multiforme das mulheres que habitam o nosso país.
5 de Janeiro de 2023 - 19h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Novembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
26 de Novembro de 2022 - 10h30
Lançamento do livro “Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas”
A autora, curadora e crítica de cinema brasileira Lídia Mello, juntamente com a Editora Outro Modo/Le Monde Diplomatique/PT convidam para o lançamento do livro Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas.
22 de Novembro de 2022 - 18h00