“Itinerários de Amílcar Cabral”, de Ana Maria Cabral, Filinto Elísio e Márcia Souto (org.) e “Cartas de Amílcar Cabral a Maria Helena: a Outra Face do Homem”, de Iva Cabral, Filinto Elísio e Márcia Souto (org.)

11 de Dezembro de 2018 - 18h30
Auditório do Museu do Aljube

Dois livros de memórias íntimas de Amílcar Cabral trocadas com a família, um com cartas e outro com postais de viagens, para recordarmos o líder histórico da independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Itinerários de Amílcar Cabral
Rosa de Porcelana Editora, 2018

Cartas de Amílcar Cabral a Maria Helena: a Outra Face do Homem
Rosa de Porcelana Editora, 2016

Apresentação de José Neves.
Com intervenções de Filinto Elísio e Márcia Souto.

_____

ATUAÇÃO DO GRUPO UMCOLETIVO – ASSOCIAÇÃO CULTURAL, Elvas
LEITURAS PERFORMATIVAS E MÚSICA Cátia Terrinca e Mariana Bragada
VÍDEO “Canhão de Boca”, de António Machín

Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução, géneros e sexualidade
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Raquel Afonso e Isabel Freire para conversa sobre "Revolução, géneros e sexualidade".
13 de Outubro de 2022 - 18h00
Revolução e cultura
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Sónia Vespeira de Almeida e Mário de Carvalho para conversa sobre "Revolução e cultura".
15 de Setembro de 2022 - 18h00
Revolução e violência política – o Verão Quente
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Miguel Carvalho e Francisco Bairrão Ruivo para conversa sobre "Revolução e violência política – o Verão Quente".
7 de Julho de 2022 - 18h00