dav

Itinerários – Lisboa a partir do Aljube – Casas da Clandestinidade

9 de Novembro de 2019 - 9h30
Algés, Paço de Arcos, Linda-a-Velha e Estoril
Ilustração de Rogério Ribeiro para o livro «Até amanhã Camaradas!»

Um itinerário por casas clandestinas ainda hoje existentes: onde se vivia e forjava a luta, onde se realizaram congressos, onde se imprimia a imprensa com a rádio ligada para abafar o barulho do prelo, onde funcionavam verdadeiras oficinas de falsificação, onde protagonistas de fugas vieram tirar a fotografia para o bilhete de identidade. Na aparência casas normais, na realidade verdadeiros baluartes de resistência à ditadura.

Percurso em autocarro e a pé ligando 4 diferentes polos de casas clandestinas na linha do Estoril: Linda-a-Velha, Algés, Paço de Arcos, Monte Estoril e São João do Estoril.

Visita conduzida por: Vanessa Almeida

9 novembro – sábado, 9h30 – 13h
Ponto de Encontro:
9h, Portão principal do Jardim Zoológico de Lisboa

Custo: 10€

Inscrições e informação disponível: até 7 de novembro às 18h, através do email: info@museudoaljube.pt ou pelo telefone 215 818 535

Necessário pagamento prévio por transferência bancária com envio de comprovativo através do email info@museudoaljube.pt ou pagamento na recepção do Museu do Aljube.

Nota: Recomenda-se calçado confortável, protecção para chuva e um pequeno lanche.

Apresentação livro “Não se deixem enganar!”
Uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor.
25 de Fevereiro de 2023 - 15h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de fevereiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
25 de Fevereiro de 2023 - 10h30
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00