dav

Itinerários – Lisboa a partir do Aljube – Casas da Clandestinidade

9 de Novembro de 2019 - 9h30
Algés, Paço de Arcos, Linda-a-Velha e Estoril
Ilustração de Rogério Ribeiro para o livro «Até amanhã Camaradas!»

Um itinerário por casas clandestinas ainda hoje existentes: onde se vivia e forjava a luta, onde se realizaram congressos, onde se imprimia a imprensa com a rádio ligada para abafar o barulho do prelo, onde funcionavam verdadeiras oficinas de falsificação, onde protagonistas de fugas vieram tirar a fotografia para o bilhete de identidade. Na aparência casas normais, na realidade verdadeiros baluartes de resistência à ditadura.

Percurso em autocarro e a pé ligando 4 diferentes polos de casas clandestinas na linha do Estoril: Linda-a-Velha, Algés, Paço de Arcos, Monte Estoril e São João do Estoril.

Visita conduzida por: Vanessa Almeida

9 novembro – sábado, 9h30 – 13h
Ponto de Encontro:
9h, Portão principal do Jardim Zoológico de Lisboa

Custo: 10€

Inscrições e informação disponível: até 7 de novembro às 18h, através do email: info@museudoaljube.pt ou pelo telefone 215 818 535

Necessário pagamento prévio por transferência bancária com envio de comprovativo através do email info@museudoaljube.pt ou pagamento na recepção do Museu do Aljube.

Nota: Recomenda-se calçado confortável, protecção para chuva e um pequeno lanche.

Visita Orientada Mensal
Estão abertas as inscrições para a Visita Orientada deste mês ao Museu do Aljube Resistência e Liberdade. A visita é feita em pequenos grupos, seguindo todas as normas de segurança da DGS, e requer inscrição.
30 de Outubro de 2021 - 10h30
NOVAS CARTAS PORTUGUESAS – Itinerário
Uma visita guiada por Vanessa Almeida pelas ruas de Lisboa pelos caminhos das “Três Marias” e das “Novas Cartas Portuguesas”.
23 de Outubro de 2021 - 14h00
Projecto Educativo | Doclisboa
Entre os dias 22 a 31 de outubro, o Museu do Aljube Resistência e Liberdade acolhe oficinas de cinema do Projeto Educativo do Doclisboa dedicado a crianças e jovens. “O Projecto Educativo da Apordoc nasce da convicção de que o cinema documental é, enquanto forma de arte, uma expressão humana capaz de potenciar uma cidadania […]
22 a 31 de Outubro de 2021
Imago Lisboa Photo Festival
No âmbito do Imago Lisboa Photo Festival, iremos acolher uma sessão de cinema com o filme "Sonhos Lúcidos / Cabo Verde – das tripas coração" , realizado por Fernando Almeida e João Campos.
17 de Outubro de 2021 - 15h00