Lisboa Operária III

20 de Outubro de 2018 - 14h30

Imagem: Sociedade Nacional de Sabões, Marvila, anos 50 do séc XX.

Visita conduzida pelas zonas operárias de Chelas, Beato, Xabregas e Marvila
por RAIMUNDO SANTOS

Prosseguimos o Ciclo Lisboa a partir do Aljube, com Lisboa Operária III. As duas primeiras visitas realizaram-se , uma à zona operária da Graça e Castelo e outra à zona do Benformoso e Intendente.

Na Lisboa Oriental da segunda metade do séc. XX, os palacetes da realeza e as quintas nobres tinham sido literalmente engolidos pelo mundo das grandes fábricas e armazéns que bordejavam o Tejo e subiam pelos vales até às Olaias e ao Areeiro.

Nessa Lisboa industrial, percorrida pelo caminho-de-ferro e com o Tejo ali ao lado, instalou-se uma numerosa população industrial que fez crescer pátios e bairros operários, com uma intensa vida cultural e associativa.

20 outubro 2018 − sábado, 14h30-18h00
Ponto de encontro: 14h, Sta. Apolónia, frente ao Museu Militar

Custo do transporte: 10,00€
Inscrições: até 18 de outubro pelo telefone 215 818 535.
Necessário pagamento prévio e envio de comprovativo para o email info@museudoaljube.pt

Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução, géneros e sexualidade
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Raquel Afonso e Isabel Freire para conversa sobre "Revolução, géneros e sexualidade".
13 de Outubro de 2022 - 18h00
Revolução e cultura
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Sónia Vespeira de Almeida e Mário de Carvalho para conversa sobre "Revolução e cultura".
15 de Setembro de 2022 - 18h00
Revolução e violência política – o Verão Quente
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Miguel Carvalho e Francisco Bairrão Ruivo para conversa sobre "Revolução e violência política – o Verão Quente".
7 de Julho de 2022 - 18h00