Open House 2018 – Museu do Aljube na Trienal de Arquitectura de Lisboa

Open House Lisboa 2018
Museu do Aljube na Trienal de Arquitectura de Lisboa
22 e 23 de setembro

Open House é um evento que junta mais de 35 cidades no Mundo. Anualmente, numa seleção criteriosa dos edifícios da cidade, desvendam-se as suas histórias e autores, em fim de semana com visitas guiadas e sem marcação prévia.

Este ano, a 22 e 23 de setembro, veremos a cidade pelos olhos do arquiteto, crítico e professor Luís Santiago Batista e da curadora Maria Rita Pais, numa realização que junta a Trienal de Lisboa e a EGEAC.

No Aljube, os dias serão passados com visitas gratuitas às exposições permanente e temporária (10h00-18h00), ao edifício restaurado para Museu em 2015 e à descoberta das suas galerias subterrâneas com a performance Escavação, de Sofia Ó.

Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução, géneros e sexualidade
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Raquel Afonso e Isabel Freire para conversa sobre "Revolução, géneros e sexualidade".
13 de Outubro de 2022 - 18h00
Revolução e cultura
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Sónia Vespeira de Almeida e Mário de Carvalho para conversa sobre "Revolução e cultura".
15 de Setembro de 2022 - 18h00
Revolução e violência política – o Verão Quente
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Miguel Carvalho e Francisco Bairrão Ruivo para conversa sobre "Revolução e violência política – o Verão Quente".
7 de Julho de 2022 - 18h00