Pessoa vs. Salazar

5 de Dezembro de 2019 - 18h00
Auditório do Museu do Aljube
Fernando Pessoa e António de Oliveira Salazar

Uma entrevista conversada de Ricardo Belo de Morais com José Barreto (Historiador)

Se Fernando Pessoa teve alguma “simpatia” inicial pelo regime corporativista, também é claro que se distanciou dele na década de 1930, dando lugar a um pensamento coerente de oposição cada vez maior a Salazar e ao seu regime, até um claro e ruidoso embate final.

Conversa baseada no livro
Fernando Pessoa – Sobre o fascismo, a Ditadura Militar e Salazar

José Barreto (ed.)
Edições tinta-da-china, 2015

Inscrição obrigatória e mediante os lugares existentes.

Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00
Digo às companheiras que aqui estão
Uma sessão de cinema com debate a partir do filme brasileiro "Digo às companheiras que aqui estão".
20 de Janeiro de 2023 - 18h00
Visita Orientada por Raquel Freire
Inserida na programação paralela da exposição "Adeus Pátria e Família" , Raquel Freire irá realizar uma visita orientada à exposição temporária "Adeus Pátria e Família".
17 de Janeiro de 2023 - 18h00