Pessoa vs. Salazar

5 de Dezembro de 2019 - 18h00
Auditório do Museu do Aljube
Fernando Pessoa e António de Oliveira Salazar

Uma entrevista conversada de Ricardo Belo de Morais com José Barreto (Historiador)

Se Fernando Pessoa teve alguma “simpatia” inicial pelo regime corporativista, também é claro que se distanciou dele na década de 1930, dando lugar a um pensamento coerente de oposição cada vez maior a Salazar e ao seu regime, até um claro e ruidoso embate final.

Conversa baseada no livro
Fernando Pessoa – Sobre o fascismo, a Ditadura Militar e Salazar

José Barreto (ed.)
Edições tinta-da-china, 2015

Inscrição obrigatória e mediante os lugares existentes.

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
Artes como resistência Queer
"Artes como resistência Queer" é o tema da terceira conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Alice Azevedo, André Teodósio e Raquel Freire.
16 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
VISITA ORIENTADA POR RICARDO CARVALHO
Inserida na programação paralela da exposição "Adeus Pátria e Família" Ricardo Carvalho, responsável pelo desenho da exposição, orienta uma visita à exposição.
8 de Novembro de 2022 - 18h00