Pessoa vs. Salazar

5 de Dezembro de 2019 - 18h00
Auditório do Museu do Aljube
Fernando Pessoa e António de Oliveira Salazar

Uma entrevista conversada de Ricardo Belo de Morais com José Barreto (Historiador)

Se Fernando Pessoa teve alguma “simpatia” inicial pelo regime corporativista, também é claro que se distanciou dele na década de 1930, dando lugar a um pensamento coerente de oposição cada vez maior a Salazar e ao seu regime, até um claro e ruidoso embate final.

Conversa baseada no livro
Fernando Pessoa – Sobre o fascismo, a Ditadura Militar e Salazar

José Barreto (ed.)
Edições tinta-da-china, 2015

Inscrição obrigatória e mediante os lugares existentes.

Visita Orientada Mensal
Estão abertas as inscrições para a Visita Orientada deste mês ao Museu do Aljube Resistência e Liberdade. A visita é feita em pequenos grupos, seguindo todas as normas de segurança da DGS, e requer inscrição.
30 de Outubro de 2021 - 10h30
NOVAS CARTAS PORTUGUESAS – Itinerário
Uma visita guiada por Vanessa Almeida pelas ruas de Lisboa pelos caminhos das “Três Marias” e das “Novas Cartas Portuguesas”.
23 de Outubro de 2021 - 14h00
Projecto Educativo | Doclisboa
Entre os dias 22 a 31 de outubro, o Museu do Aljube Resistência e Liberdade acolhe oficinas de cinema do Projeto Educativo do Doclisboa dedicado a crianças e jovens. “O Projecto Educativo da Apordoc nasce da convicção de que o cinema documental é, enquanto forma de arte, uma expressão humana capaz de potenciar uma cidadania […]
22 a 31 de Outubro de 2021
Imago Lisboa Photo Festival
No âmbito do Imago Lisboa Photo Festival, iremos acolher uma sessão de cinema com o filme "Sonhos Lúcidos / Cabo Verde – das tripas coração" , realizado por Fernando Almeida e João Campos.
17 de Outubro de 2021 - 15h00