Resistências.Doc

Codinome. Clemente

Isa Albuquerque / Brasil / 100′ / Documentário / 2018

Sinopse

Aos 16 anos, Carlos Eugênio Paz ingressou na luta armada contra a ditadura no Brasil. Agora, aos 59 anos, ele conta sua história em Codinome: Clemente.

Fonte: http://sad.ancine.gov.br

Exibição do filme «Codinome. Clemente» de Isa Albuquerque e conversa com a realizadora.

A conversa será partilhada, nos dias seguintes, a partir do Facebook oficial do Museu.

12 de DEZEMBRO – 15hADIADO

Torre das Donzelas

Susanna Lira / Brasil / 97′ / Documentário / 2018

Sinopse

Há desejos que nem a prisão e nem a tortura inibem: liberdade e justiça. Há razões que nos mantêm íntegros mesmo em situações extremas de dor e humilhação: a amizade e a solidariedade. O filme traz relatos inéditos da ex-presidente Dilma Rousseff e de suas ex-companheiras de cela do Presídio Tiradentes, em São Paulo, resultando em um exercício coletivo de memória feito por mulheres que acreditam que resistir ainda é um único modo de se manter livre.

Fonte:​ http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/torre-das-donzelas

Exibição do Filme “Torre das Donzelas” de Susana Lira e conversa com a diretora.

Devido à pandemia, a lotação presencial é limitada. A entrada é gratuita, mediante inscrição obrigatória para: info@museudoaljube.pt.

Inauguração Exposição Temporária – Augusta Conchiglia nos Trilhos da Frente Leste – Imagens (e Sons) da Luta de Libertação em Angola
Com curadoria de Maria do Carmo Piçarra e José da Costa Ramos, Augusta Conchiglia nos Trilhos da Frente Leste - Imagens (e Sons) da Luta de Libertação em Angola apresenta imagens do primeiro álbum fotográfico da autoria de alguém exterior às lutas de libertação africanas e imagens inéditas, recuperadas nos arquivos da autora.
22 de Julho de 2021 - 12h00
Visita Orientada à Exposição Temporária Mulheres e Resistência – “Novas Cartas Portuguesas” e outras lutas
Dia 21 de julho, às 16h30 e às 18h30 duas visitas orientadas com as curadoras Rita Rato e Joana Alves | Entrada Gratuita | Inscrição para inscricoes@museudoaljube.pt
21 de Julho de 2021 - 16h30