Resistências.Doc

Codinome. Clemente

Isa Albuquerque / Brasil / 100′ / Documentário / 2018

Sinopse

Aos 16 anos, Carlos Eugênio Paz ingressou na luta armada contra a ditadura no Brasil. Agora, aos 59 anos, ele conta sua história em Codinome: Clemente.

Fonte: http://sad.ancine.gov.br

Exibição do filme «Codinome. Clemente» de Isa Albuquerque e conversa com a realizadora.

A conversa será partilhada, nos dias seguintes, a partir do Facebook oficial do Museu.

12 de DEZEMBRO – 15hADIADO

Torre das Donzelas

Susanna Lira / Brasil / 97′ / Documentário / 2018

Sinopse

Há desejos que nem a prisão e nem a tortura inibem: liberdade e justiça. Há razões que nos mantêm íntegros mesmo em situações extremas de dor e humilhação: a amizade e a solidariedade. O filme traz relatos inéditos da ex-presidente Dilma Rousseff e de suas ex-companheiras de cela do Presídio Tiradentes, em São Paulo, resultando em um exercício coletivo de memória feito por mulheres que acreditam que resistir ainda é um único modo de se manter livre.

Fonte:​ http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/torre-das-donzelas

Exibição do Filme “Torre das Donzelas” de Susana Lira e conversa com a diretora.

Devido à pandemia, a lotação presencial é limitada. A entrada é gratuita, mediante inscrição obrigatória para: info@museudoaljube.pt.

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
Artes como resistência Queer
"Artes como resistência Queer" é o tema da terceira conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Alice Azevedo, André Teodósio e Raquel Freire.
16 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
VISITA ORIENTADA POR RICARDO CARVALHO
Inserida na programação paralela da exposição "Adeus Pátria e Família" Ricardo Carvalho, responsável pelo desenho da exposição, orienta uma visita à exposição.
8 de Novembro de 2022 - 18h00