Resistências.Doc

Codinome. Clemente

Isa Albuquerque / Brasil / 100′ / Documentário / 2018

Sinopse

Aos 16 anos, Carlos Eugênio Paz ingressou na luta armada contra a ditadura no Brasil. Agora, aos 59 anos, ele conta sua história em Codinome: Clemente.

Fonte: http://sad.ancine.gov.br

Exibição do filme «Codinome. Clemente» de Isa Albuquerque e conversa com a realizadora.

A conversa será partilhada, nos dias seguintes, a partir do Facebook oficial do Museu.

12 de DEZEMBRO – 15hADIADO

Torre das Donzelas

Susanna Lira / Brasil / 97′ / Documentário / 2018

Sinopse

Há desejos que nem a prisão e nem a tortura inibem: liberdade e justiça. Há razões que nos mantêm íntegros mesmo em situações extremas de dor e humilhação: a amizade e a solidariedade. O filme traz relatos inéditos da ex-presidente Dilma Rousseff e de suas ex-companheiras de cela do Presídio Tiradentes, em São Paulo, resultando em um exercício coletivo de memória feito por mulheres que acreditam que resistir ainda é um único modo de se manter livre.

Fonte:​ http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/torre-das-donzelas

Exibição do Filme “Torre das Donzelas” de Susana Lira e conversa com a diretora.

Devido à pandemia, a lotação presencial é limitada. A entrada é gratuita, mediante inscrição obrigatória para: info@museudoaljube.pt.

Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00
Digo às companheiras que aqui estão
Uma sessão de cinema com debate a partir do filme brasileiro "Digo às companheiras que aqui estão".
20 de Janeiro de 2023 - 18h00
Visita Orientada por Raquel Freire
Inserida na programação paralela da exposição "Adeus Pátria e Família" , Raquel Freire irá realizar uma visita orientada à exposição temporária "Adeus Pátria e Família".
17 de Janeiro de 2023 - 18h00