Sérgio Ribeiro

13 de Novembro de 2019 - 16h00
Auditório do Museu do Aljube
Sérgio Ribeiro

Ter sido preso político não está escrito no currículo de Sérgio Ribeiro. O que vai escrevendo, diz, é o que viveu. Não quer contar-se. Quer contar o que era a prisão, o que era a tortura do sono, estar perante o inimigo, o torturador. Diz que o facto de ter, ele e outros, estado preso não faz dele um herói. A passagem para a militância política deu-se com a entrada para um partido político, que estava na clandestinidade. Operava sob o pseudónimo de “Zeferino”. Era ao seu encontro que ia Dias Coelho quando foi assassinado. Uma data que Sérgio Ribeiro não esquece.
Antes de ser preso, já tinha ido várias vezes à PIDE. Mas no dia 17 de Maio de 1963, às primeiras horas da manhã, quando lhe bateram à porta de casa percebeu que a situação era agora diferente. Os sinais que tinha tido nos últimos dias assim o indicavam. Veio para o Aljube, que era então o local de depósito depois da passagem pela António Maria Cardoso e de feito o primeiro auto. A estada nos curros foi “como riscos na parede”. Lembra-se de ter medido o espaço de todas as maneiras… com os pés, em palmos, com os polegares, com papel higiénico – quando finalmente teve acesso a ele.
Recorda os interrogatórios, a tortura do sono e a tortura de pensar o que poderia ser, o que poderia acontecer. Chegou a ter alucinações. Mas não sabe dizer, ao certo, quantos dias e noites esteve sem dormir. Diz compreender quem, sob tortura, cedeu, mas não aceita. Procura compreender quem torturou. Não encontra respostas, mas também não tem ódio. Não teve nunca pavor de morrer sob tortura. Apenas de enlouquecer e de perder a lucidez.

Conversa conduzida por Ana Aranha.

Com a presença de alunos da Escola Secundária do Bocage, Setúbal.

Inscrições obrigatórias e, mediante os lugares existentes.

Apresentação livro “Não se deixem enganar!”
Uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor.
25 de Fevereiro de 2023 - 15h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de fevereiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
25 de Fevereiro de 2023 - 10h30
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00