Book cover, by Vera Tavares.

Sinais de Vida – Cartas da Guerra (1961-1974), de Joana Pontes

21 de Janeiro de 2020 - 18h30
Auditório do Museu do Aljube
Capa do livro, de Vera Tavares.

Treze anos de guerra, toneladas diárias de correspondência entre pais e filhos, amigos e camaradas de armas. A vida e a morte, a saudade e o aborrecimento, a revolta e a resignação, as histórias dentro da história e a memória de quem viveu a guerra colonial a partir da recolha de 4400 cartas e aerogramas.

Apresentação de Aniceto Afonso

Tinta da China, 2019

Inscrições obrigatórias e mediante os lugares existentes.

Apresentação livro “Não se deixem enganar!”
Uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor.
25 de Fevereiro de 2023 - 15h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de fevereiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
25 de Fevereiro de 2023 - 10h30
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00