Teatro – Amores na Clandestinidade [Online]

16 a 21 de Abril de 2021
Redes Sociais

Durante o longo período que durou a ditadura Portuguesa toda a resistência e oposição foi perseguida, sendo uma grande parte da luta antifascista feita na clandestinidade. Esse mundo underground que foi sendo criado implicava que pessoas assumissem outros nomes, novas identidades, novas profissões e, muitas vezes, casamentos e relações amorosas que nunca chegaram a ter. Por outro lado, muitos dos casais que se formaram dentro desse combate, casaram-se, tiveram filhos, mantiveram as suas famílias enquanto enfrentavam tortura e penas de prisão, sendo muitas vezes essas relações amorosas e familiares que os mantiveram vivos e à sua luta e resistência.

Este trabalho de teatro documental analisa as relações afetivas e familiares através de entrevistas feitas às pessoas que participaram na luta antifascista em Portugal, assim como aos seus filhos que cresceram acompanhando os seus pais e, muitas vezes, na ausência destes.

FICHA ARTÍSTICA

Criação: André Amálio e Tereza Havlíčková
Movimento: Tereza Havlíčková
Criação Musical: Pedro Salvador e Joana Guerra
Interpretação: André Amálio, Pedro Salvador, Joana Guerra, Cheila Lima e Tereza Havlíčková
Direção Técnica: Joaquim Madaíl
Produção Executiva: Maria João Santos
Produção: Hotel Europa
Iniciativa: EGEAC/ Programação em Espaço Público e Museu do Aljube
Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Residência de coprodução: O Espaço do Tempo
Apoio à residência: LARGO Residências
Fotografias: Rita Fevereiro

Espectáculo Gratuito, gravado no Museu do Aljube.

Carregue no link para se inscrever para ver a peça “Amores na Clandestinidade”: http://bit.ly/amoresclandestinidade

A classificar pela CCE

Duração: 90’

Ciclo de Cinema
A propósito da exposição temporária Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas o Museu do Aljube organiza um ciclo de cinema dedicado à luta e à resistência femininas.
14 de Outubro de 2021 - 19h00
Mulheres da Marinha Grande
Em parceria com o Movimento Democrático das Mulheres (MDM) recebemos mulheres da Marinha Grande resistentes à ditadura para uma conversa sobre as suas memórias de participação nas greves e lutas operárias da indústria vidreira, de repressão e prisão pela PIDE, e de luta pelos direitos das mulheres e pela liberdade.
28 de Setembro de 2021 - 16h30
Visitas orientadas
No dia 25 de Setembro, o Museu do Aljube Resistência e Liberdade organiza três visitas guiadas destinadas a vários tipos de públicos.
25 de Setembro de 2021 - 10h30
Leituras das Novas Cartas Portuguesas
Pela voz de outras Marias iremos mergulhar nas "Novas Cartas Portuguesas" no âmbito da exposição temporária MULHERES E RESISTÊNCIA - Novas Cartas Portuguesas e outras lutas.
23 de Setembro de 2021 - 19h00