José Mário Branco.

Vidas na Resistência – José Mário Branco – ESGOTADO

15 de Maio de 2019 - 16h00
Auditório do Museu do Aljube
José Mário Branco

“Foi uma prisão estranha. Tínhamos uma visão heróica da prisão, bem verdadeira em muitos casos. Os tipos do partido davam-nos um folheto que dizia “se fores preso camarada” a explicar como é que se resistia à tortura. Era estudante em Coimbra mas sou preso no Porto a 28 de abril – acho que era o dia de anos do Salazar. Normalmente, prendiam malta marcada antes do 1.º de Maio para evitar grandes manifestações. Levaram-me para Coimbra, pernoitei na PIDE de Coimbra e no dia seguinte levaram-me para Lisboa para a sala do Aljube. Vieram mais dois que estavam no Norte. Entro na sala e vejo as 21 pessoas que eram a estrutura do PC em Coimbra. Olhámos uns para os outros e pensámos: eles sabem tudo. Percebemos que tínhamos sido denunciados. E tínhamos, pelo funcionário clandestino do PC, responsável por aquela região. Depois soubemos que tinha dado 300 nomes de todo o país. Foi uma prisão em que a PIDE sabia mais sobre mim do que eu próprio. Sabiam tudo o que eu sabia e o que se dizia de mim em relatórios e informações.”

José Mário Branco, Jornal i, 02/12/2018

 

Nesta conversa conduzida por Ana Aranha, com a participação de alunos da licenciatura em Comunicação e Jornalismo – ULHT, José Mário Branco vai falar-nos de uma vida de resistência e luta, que acabou por o levar ao exílio em França em 1963, tendo regressado a Portugal apenas depois do 25 de Abril.

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
DUAS PEÇAS EM ESTADO NOVO inclui Uma Reputação, da autoria da dramaturga britânica Susannah Finzi, seguida de Partida ou a Mulher sem Medo, de Armando Nascimento Rosa.
18 a 20 de Outubro de 2024
Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de setembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade
28 de Setembro de 2024 - 10h30
Inauguração da exposição “POMAR – Ó Liberdade chamei-te”
Uma co-produção Museu do Aljube Resistência e Liberdade e o Atelier-Museu Júlio Pomar.
25 de Setembro de 2024 - 16h00
Leia Mulheres sobre Tânia Ganho
O Museu do Aljube volta a acolher a próxima sessão do clube, que é dedicada à autora Tânia Ganho.
22 de Setembro de 2024 - 15h00