José Mário Branco.

15 de Maio de 2019 - 16h00
Auditório do Museu do Aljube
José Mário Branco

“Foi uma prisão estranha. Tínhamos uma visão heróica da prisão, bem verdadeira em muitos casos. Os tipos do partido davam-nos um folheto que dizia “se fores preso camarada” a explicar como é que se resistia à tortura. Era estudante em Coimbra mas sou preso no Porto a 28 de abril – acho que era o dia de anos do Salazar. Normalmente, prendiam malta marcada antes do 1.º de Maio para evitar grandes manifestações. Levaram-me para Coimbra, pernoitei na PIDE de Coimbra e no dia seguinte levaram-me para Lisboa para a sala do Aljube. Vieram mais dois que estavam no Norte. Entro na sala e vejo as 21 pessoas que eram a estrutura do PC em Coimbra. Olhámos uns para os outros e pensámos: eles sabem tudo. Percebemos que tínhamos sido denunciados. E tínhamos, pelo funcionário clandestino do PC, responsável por aquela região. Depois soubemos que tinha dado 300 nomes de todo o país. Foi uma prisão em que a PIDE sabia mais sobre mim do que eu próprio. Sabiam tudo o que eu sabia e o que se dizia de mim em relatórios e informações.”

José Mário Branco, Jornal i, 02/12/2018

Nesta conversa conduzida por Ana Aranha, com a participação de alunos da licenciatura em Comunicação e Jornalismo – ULHT, José Mário Branco vai falar-nos de uma vida de resistência e luta, que acabou por o levar ao exílio em França em 1963, tendo regressado a Portugal apenas depois do 25 de Abril.

Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00
Digo às companheiras que aqui estão
Uma sessão de cinema com debate a partir do filme brasileiro "Digo às companheiras que aqui estão".
20 de Janeiro de 2023 - 18h00
Visita Orientada por Raquel Freire
Inserida na programação paralela da exposição "Adeus Pátria e Família" , Raquel Freire irá realizar uma visita orientada à exposição temporária "Adeus Pátria e Família".
17 de Janeiro de 2023 - 18h00