Visitas orientadas

25 de Setembro de 2021 - 10h30

No dia 25 de Setembro, o Museu do Aljube Resistência e Liberdade organiza três visitas guiadas onde todos são bem-vindos!

10h30 | Visita Orientada com interpretação simultânea em Língua Gestual Portuguesa

Duração aproximada: 1h

Uma visita orientada por um guia do Museu do Aljube e um intérprete de Língua Gestual Portuguesa tornam acessíveis à comunidade surda as memórias e as histórias da resistência à ditadura em Portugal.

11H | “Pelas ruas de Abril”

Duração aproximada: 1h

O percurso “Pelas ruas de Abril”, inicia-se no Largo da Boa Hora, segue para o Largo do Carmo, Largo da Misericórdia e termina na Rua António Maria Cardoso. Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril, abordando temas como a ditadura, a censura, a resistência e as prisões políticas até à conquista da liberdade.
Recomendamos calçado confortável.

15H | Visita Orientada mensal

Duração aproximada: 1h

O Museu do Aljube Resistência e Liberdade é um espaço de memória, da resistência à ditadura e de luta pela liberdade. Todos os meses realizamos uma visita à exposição de longa duração, esta é a de Setembro.

Entrada livre, sujeita a inscrição em: inscricoes@museudoaljube.pt

Outros eventos

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
MULHERES DO MEU PAÍS de Raquel Freire
Em Janeiro, exibimos o filme "Mulheres do Meu País" de Raquel Freire, inserido no ciclo de cinema da programação paralela da exposição “Adeus Pátria e Familia”. Um retrato plural e multiforme das mulheres que habitam o nosso país.
5 de Janeiro de 2023 - 19h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Novembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
26 de Novembro de 2022 - 10h30
Lançamento do livro “Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas”
A autora, curadora e crítica de cinema brasileira Lídia Mello, juntamente com a Editora Outro Modo/Le Monde Diplomatique/PT convidam para o lançamento do livro Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas.
22 de Novembro de 2022 - 18h00