bios4

Anabela Rodrigues é coordenadora da Associação de Imigrantes do Grupo Teatro do Oprimido de Lisboa e uma das mentoras do AMI-AFRO, uma corrente artística que aborda as especificidades das opressões enfrentadas pelos afrodescendentes na dimensão da discriminação racial, de sexo e classe. É membro da rede internacional de Organizações de Teatro do Oprimido da Europa “Together“ (Portugal, França, Espanha, Alemanha, Itália, Croácia e Reino Unido). Foi coordenadora de atividades de educação não formal na Associação Cultural Moinho da Juventude (1997-2008) e da Fundação Francis Obikwelu (2008- 2009). Descendente de imigrantes, é mãe, poeta e artivista. 

Cristina Roldão é socióloga, investigadora no CIES-IUL e professora na ESE-IPS. Tem tido um papel muito ativo no debate público e académico sobre o (anti)racismo em Portugal, estuda as desigualdades no contexto escolar e os processos de exclusão e racismo de afrodescendentes, esteve envolvida no Grupo de Trabalho sobre a recolha de dados étnico-raciais nos Censos 2021. 

Henrique Chaves é sociólogo, mestre pela Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou com metodologias de investigação-acção na freguesia de Marvila em Lisboa, com a associação Rés do Chão. 

Actualmente dinamiza o projeto “Pedalada” em Marvila e o projecto “Museu na Aldeia” pela Sociedade Artística Musical dos Pouso e 26 municípios da Região Centro. Ainda organiza anualmente o “Urban Audiovisual Festival”, através da Associação Descalçada.