Pablo Picasso

25 Outubro 2020

#Nestedia 25 de outubro de 1881 nasceu Pablo Picasso, na cidade de Málaga, mas passou grande parte da sua vida em França.

Pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo. Picasso, Matisse e Duchamp são considerados os três artistas que mais realizaram desenvolvimentos revolucionários nas artes plásticas nas décadas iniciais do século XX, responsáveis por importantes avanços na pintura, na escultura, na gravura e na cerâmica.

Uma das suas mais marcantes pinturas é “Guernica”, que retrata o bombardeamento a 26 de abril de 1937 pelos aviões alemães nessa cidade do País Basco.Franco pediu apoio a Hitler e Mussolini, que puseram em prática técnicas modernas de guerra sobre civis. O bombardeamento de Guernica foi a primeira destruição completa de uma cidade civil na história europeia, efetuada por bombardeamento aéreo.“Guernica” é uma pintura sobre a violência, a brutalidade e o horror da guerra. Conta-se que durante uma busca na sua casa em Paris, um oficial nazi observou uma fotografia do mural “Guernica” na parede e, apontando para a imagem, perguntou: “Foi você quem fez isto?” E Picasso respondeu, após um segundo de reflexão: “Não, foram vocês que o fizeram.”

Picasso filiou-se no Partido Comunista Francês (PCF) em 1944, mas ainda antes, durante a Guerra Civil Espanhola, deixou inúmeras amostras, artísticas e pessoais, de apoio pessoal à República.”Pomba da Paz” uma série de desenhos criados por Picasso para simbolizar a Paz no pós Segunda Guerra Mundial. Em abril de 1949 realizou-se em Paris, o Congresso Mundial pela Paz. Entre os participantes, para além de Picasso, estiveram o físico francês Frédéric Joiot-Curie, o escritor surrealista francês Louis Aragon, o filósofo francês Jean-Paul Sartre e o poeta chileno Pablo Neruda. Na década de 60, estilizou cada vez mais o seu desenho para representar a Pomba pela Paz, e acrescentou um ramo de oliveira no bico.

Imagem: “Pomba da Paz”, Pablo Picasso, 1961.

Atualidade

18 de Janeiro de 1934
#nestedia relembra pessoas e acontecimentos de resistência à ditadura e de luta pela liberdade.
18 de Janeiro de 2024
Cheias de 1967
#nestedia relembra pessoas e acontecimentos de resistência à ditadura e de luta pela liberdade.
26 de Novembro de 2023
Álvaro Cunhal
#nestedia relembra pessoas e acontecimentos de resistência à ditadura e de luta pela liberdade.
10 de Novembro de 2023