Dia Internacional dos Migrantes

18 Dezembro 2020

Em 2000, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou #nestedia 18 de dezembro o Dia Internacional dos Migrantes.

Cerca de 272 milhões de migrantes por todo o mundo fogem à pobreza, à guerra e a muitos outros conflitos. Neste ano de 2020, num contexto pandémico, milhões de migrantes foram afetados pelo encerramento de fronteiras e restrições de viagens. Milhões de migrantes, incluindo crianças, foram forçados a regressar, ficaram presos em trânsito ou foram detidos arbitrariamente.

A proteção de todos os migrantes, a defesa dos seus direitos à proteção social, dignidade e solidariedade é de uma imensa atualidade e, por isso, o Museu do Aljube Resistência e Liberdade associa-se à celebração deste dia.

“Durante a Guerra Civil de Espanha, Portugal foi objeto de uma «queixa (…) apresentada no “Comité de Londres” pelo Governo republicano de Madrid». Os refugiados eram entregues à PVDE, «no caso de estarem indocumentados ou sobre eles recair qualquer suspeita de esquerdismo ou republicanismo[,] e foi, de resto, essa a atitude global que as autoridades adotaram», atribuindo-se, assim, à polícia política um papel central na repressão da fuga de espanhóis às sanguinárias represálias que os franquistas perpetravam ao longo de todos os territórios espanhóis que findavam com Portugal”.

Manuel Loff, “O drama dos refugiados e das populações raianas.”, in Pelourinho, nº24, 2020, citando César Oliveira

Imagem: Refugiados da Guerra Civil de Espanha, Robert Capa

Atualidade

18 de Janeiro de 1934
#nestedia relembra pessoas e acontecimentos de resistência à ditadura e de luta pela liberdade.
18 de Janeiro de 2024
Cheias de 1967
#nestedia relembra pessoas e acontecimentos de resistência à ditadura e de luta pela liberdade.
26 de Novembro de 2023
Álvaro Cunhal
#nestedia relembra pessoas e acontecimentos de resistência à ditadura e de luta pela liberdade.
10 de Novembro de 2023