Fuga de Peniche

03 Janeiro 2021

Foi a esta hora que o plano foi posto em marcha. Às 4 da tarde, #nestedia 3 de janeiro de 1960.

Um carro conduzido pelo ator Rogério Paulo parou no largo em frente ao Forte de Peniche com o porta-bagagens aberto. Era o sinal para o início da fuga que envolveu Álvaro Cunhal, Carlos Costa, Francisco Miguel, Francisco Martins Rodrigues, Guilherme Costa Carvalho, Jaime Serra, Joaquim Gomes, José Carlos, Pedro Soares e Rogério Carvalho além de um guarda da GNR.

Cá fora, a fuga tinha sido preparada por Pires Jorge e António Dias Lourenço, com a ajuda de Octávio Pato e Rui Perdigão.

Esta é uma das fugas que recordamos na exposição de longa duração do Museu do Aljube, ao lado de fugas do Aljube, de Timor, de várias prisões, em Portugal e nos campos das ex-colónias. Outras haverá, muitas ainda por contar.

Imagem: Ilustração de Margarida Tengarrinha, A Fuga de Peniche.