Alcindo; Miguel Dores 2021 • PORTUGAL • 75’

FILME “Alcindo” de Miguel Dores

25 de Agosto de 2022 - 19h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Reposição do filme “Alcindo” que integrou o ciclo de cinema da programação paralela da exposição “ATO (DES)COLONIAL”.

A sessão conta com a presença de Miguel Dores (realizador) e Pedro Santarém (dirigente da Frente Anti-Racista e participante no filme).

ALCINDO

Miguel Dores
2021 • Portugal • 79 min

A 10 de Junho de 1995, sob o pretexto múltiplo de celebrar o Dia da Raça e a vitória para a Taça de Portugal do Sporting, um grupo volumoso de etno-nacionalistas portugueses sai às ruas do Bairro Alto para espancar pessoas negras que encontra pelo caminho. O resultado oficial foram 11 vítimas, uma delas mortal, cuja trágica morte na Rua Garret atribui o nome ao processo de tribunal – o caso Alcindo Monteiro. Este é um documentário sobre uma noite longa – uma noite do tamanho de um país.

Sujeita à lotação da sala.
Inscrição obrigatória para: inscricoes@museudoaljube.pt